O BRINCAR COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18679Palavras-chave:
Brincar na aprendizagem. Realidade aumentada. Desenvolvimento.Resumo
A prática do brincar vai além do mero divertimento, sendo essencial na construção do saber. Crianças e adolescentes exploram o mundo ativamente, experimentando, descobrindo e desenvolvendo pensamento crítico e resolução de problemas. As atividades lúdicas digitais abrem portas para o aprendizado e o progresso. Ao se dedicarem a jogos e atividades online, os jovens aprendem a usar a tecnologia de modo criativo e produtivo. A Realidade Aumentada (RA) enriquece o aprendizado e o brincar ao integrar elementos virtuais ao mundo real. Ela permite que os jovens explorem conceitos complexos de forma interativa, visualizando modelos 3D e criando animações que interagem com o ambiente. A intenção deste estudo teve como objetivo geral explorar o papel do brincar, tanto em formatos tradicionais quanto digitais e com Realidade Aumentada, no desenvolvimento ativo e significativo de crianças e adolescentes. Este trabalho demonstra relevância ao estudar o brincar como um pilar fundamental no desenvolvimento de crianças e adolescentes, abrangendo desde as brincadeiras tradicionais até as inovações tecnológicas como brincadeiras digitais e Realidade Aumentada. Ao destacar como o brincar molda a aprendizagem ativa. O estudo foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica, com o intuito de compreender o papel do brincar no desenvolvimento infantil e juvenil. O brincar, em suas diversas formas, fortalece o aprendizado ao estimular a criatividade, o pensamento crítico e a resolução de problemas. Seja por meio das brincadeiras tradicionais, digitais ou com Realidade Aumentada, essa prática contribui significativamente para o desenvolvimento infantil e juvenil.
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