O BRINCAR COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Autores

  • Gilson Pereira de Sousa UNICESUMAR
  • Adriane Bernardi UNEATLANTICO
  • Alicyellen Brum Vieira FICS
  • Aline Ariane Feitosa da Silva UNADES
  • Márcia Maria de Fátima Pereira Soares MUST
  • Rafael Crizanto de Sousa Silva FICS
  • Regina Maria da Silva Souza MUST
  • Sandra Márcia de Oliveira Silva MUST

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18679

Palavras-chave:

Brincar na aprendizagem. Realidade aumentada. Desenvolvimento.

Resumo

A prática do brincar vai além do mero divertimento, sendo essencial na construção do saber. Crianças e adolescentes exploram o mundo ativamente, experimentando, descobrindo e desenvolvendo pensamento crítico e resolução de problemas. As atividades lúdicas digitais abrem portas para o aprendizado e o progresso. Ao se dedicarem a jogos e atividades online, os jovens aprendem a usar a tecnologia de modo criativo e produtivo. A Realidade Aumentada (RA) enriquece o aprendizado e o brincar ao integrar elementos virtuais ao mundo real. Ela permite que os jovens explorem conceitos complexos de forma interativa, visualizando modelos 3D e criando animações que interagem com o ambiente. A intenção deste estudo teve como objetivo geral explorar o papel do brincar, tanto em formatos tradicionais quanto digitais e com Realidade Aumentada, no desenvolvimento ativo e significativo de crianças e adolescentes. Este trabalho demonstra relevância ao estudar o brincar como um pilar fundamental no desenvolvimento de crianças e adolescentes, abrangendo desde as brincadeiras tradicionais até as inovações tecnológicas como brincadeiras digitais e Realidade Aumentada. Ao destacar como o brincar molda a aprendizagem ativa. O estudo foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica, com o intuito de compreender o papel do brincar no desenvolvimento infantil e juvenil. O brincar, em suas diversas formas, fortalece o aprendizado ao estimular a criatividade, o pensamento crítico e a resolução de problemas. Seja por meio das brincadeiras tradicionais, digitais ou com Realidade Aumentada, essa prática contribui significativamente para o desenvolvimento infantil e juvenil.

 

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Biografia do Autor

Gilson Pereira de Sousa, UNICESUMAR

Graduando em Desing Musical, Universidade Cesumar (Unicesumar).

Adriane Bernardi, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação- Formação de Professores, Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

Alicyellen Brum Vieira, FICS

Mestranda em Ciências da Educação, Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Aline Ariane Feitosa da Silva, UNADES

Doutoranda em Ciências da Educação, Universidad del Sol (UNADES).

Márcia Maria de Fátima Pereira Soares, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Rafael Crizanto de Sousa Silva, FICS

Doutorando em Ciências da Educação, Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Regina Maria da Silva Souza, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Sandra Márcia de Oliveira Silva, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

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Publicado

2025-04-03

Como Citar

Sousa, G. P. de, Bernardi, A., Vieira, A. B., Silva, A. A. F. da, Soares, M. M. de F. P., Silva, R. C. de S., … Silva, S. M. de O. (2025). O BRINCAR COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 404–410. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18679