ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: DA EDUCAÇÃO INFANTIL AOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Luciana França de Pinho Campos
  • Luiza Helena Nadaleti Dutra

Resumo

Este livro pretende analisar o continuum da leitura e da escrita à medida que as crianças concluem a pré-escola e ingressam no Ensino Fundamental, com o objetivo de determinar a elegibilidade para leitura e escrita.

 É fundamental valorizar o conhecimento que o aluno traz consigo para  trabalhar o conhecimento codificado construído pela humanidade.

 Escolas e professores, por não perceberem a sua importância para a alfabetização, costumam ser vítimas do uso inadequado de ferramentas como cartilhas, quase sempre sem sentido para o aluno. Deve-se notar que não há maneira de ler e escrever adequadamente sem considerar a alfabetização.

Segundo Coraggio (1998) para atender às expectativas dessa nova legislação, a reforma educacional e curricular deve evoluir no sentido de preparar crianças e jovens para a cidadania. Portanto, é necessário dotá-los de conhecimentos para que possam participar e usufruir dos bens e serviços da sociedade atual, bem como no processo de produção cada vez mais exigente de mão-de-obra qualificada.

 

 

Luciana França de Pinho Campos

Luiza Helena Nadaleti Dutra

As autoras.

Downloads

Publicado

2021-12-01

Como Citar

Campos, L. F. de P. ., & Dutra, L. H. N. . (2021). ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: DA EDUCAÇÃO INFANTIL AOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 08–49. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/3172

Edição

Seção

E-books

Categorias