A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS

Autores

  • Darley Kury Marques de Amorim Instituto Cuiabano de Educação – ICE
  • Elaine Aparecida Bernardo Instituto Cuiabano de Educação – ICE
  • Jarliene Patrício da Cruz Faculdades Integradas de Várzea Grande  - FIAVEC
  • Joelma Campos Rodrigues Pontes Universidade Federal de Mato Grosso  - UFMT
  • Kelsilene Priste Gomes Borsonaro Instituto Vargrandense de Educação – IVE
  • Luiza Helena Nadaleti Dutra Faculdade de Educação São Luís
  • Maricelia Aparecida Paula Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia - INVEST

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2630

Palavras-chave:

Leitura. Criança. Aprendizado.

Resumo

Este artigo tem como tema a importância da leitura nas Séries Iniciais, tem como objetivos específicos discutir, analisar, comparar, o que os diversos autores falam sobre o assunto. Ao se estudar sobre leitura veremos como ela pode engrandecer o vocabulário das crianças, como cada criança começa a expor suas ideias através das leituras; como uma leitura correta contribui para o crescimento social das crianças, como elas se tornarão leitores ativos no decorrer de sua vida. O ato de ler precisa ser estimulado para que seja introduzido na vivência dos alunos como uma atividade que promove mudanças de estado e comportamentos. A base principal da pesquisa era analisar o foco da habilidade da leitura desde as séries iniciais, no período que os receptores estão começando a conhecer o mundo a sua volta.

Biografia do Autor

Darley Kury Marques de Amorim, Instituto Cuiabano de Educação – ICE

Graduada em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - FUFMS, Especialista  em Educação Infantil e Alfabetização pelo Instituto Cuiabano de Educação – ICE.

Elaine Aparecida Bernardo, Instituto Cuiabano de Educação – ICE

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grossso – UNEMAT, Especialista em Psicopedagogia pelo Instituto Cuiabano de Educação – ICE.

Jarliene Patrício da Cruz, Faculdades Integradas de Várzea Grande  - FIAVEC

Graduada em Pedagogia Anos Iniciais pela Universidade de Cuiabá – UNIC, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pela Faculdades Integradas de Várzea Grande  - FIAVEC.

Joelma Campos Rodrigues Pontes, Universidade Federal de Mato Grosso  - UFMT

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso  - UFMT.

Kelsilene Priste Gomes Borsonaro, Instituto Vargrandense de Educação – IVE

Graduada em Pedagogia pelo Instituto Vargrandense de Educação – IVE, Especialista em Educação Especial e Inclusão pelo Instituto Vargrandense de Educação – IVE.

Luiza Helena Nadaleti Dutra, Faculdade de Educação São Luís

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Outro Preto – UFOP, Especialista em Letramento e Alfabetização pela Faculdade de Educação São Luís.

Maricelia Aparecida Paula, Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia - INVEST

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá – UNIC, Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental de 09 anos pelo Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia - INVEST.

Downloads

Publicado

2021-10-29

Como Citar

Amorim, D. K. M. de ., Bernardo, E. A. ., Cruz, J. P. da ., Pontes, J. C. R., Borsonaro, K. P. G. ., Dutra, L. H. N. ., & Paula, M. A. . (2021). A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(9), 1492–1501. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2630