A IMPORTÂNCIA DA DANÇA NO ENSINO FUNDAMENTAL NAS SÉRIES INICIAIS

Autores

  • Darley Kury Marques de Amorim Instituto Cuiabano de Educação – ICE
  • Elaine Aparecida Bernardo Instituto Cuiabano de Educação – ICE
  • Jarliene Patrício da Cruz Faculdades Integradas de Várzea Grande  - FIAVEC
  • Joelma Campos Rodrigues Pontes Universidade Federal de Mato Grosso  - UFMT
  • Kelsilene Priste Gomes Borsonaro Instituto Vargrandense de Educação – IVE
  • Luiza Helena Nadaleti Dutra Faculdade de Educação São Luís
  • Maricelia Aparecida Paula Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia - INVEST

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2631

Palavras-chave:

: Dança. Séries Iniciais. Escola. Professor.

Resumo

O presente artigo tem como tema a importância da Dança nas Séries Iniciais, ou seja, o mesmo pretende mostrar a dança na escola e a importância que ela tem exercido no currículo escolar. Este artigo foi realizado através da pesquisa bibliográfica, procurando o conhecimento acerca dos objetivos da dança no Ensino Fundamental, bem como o modo em que ela está sendo trabalhada nessas aulas. O mesmo tem como objetivo avaliar como o professor pode explorar o conteúdo de dança nas aulas escolar. A metodologia usada foi à pesquisa bibliográfica com livros, artigos, sites que tratam sobre o tema. A sua elaboração justifica-se na medida em que busca enfatizar a importância da dança não apenas nos eventos da escola, mas como desenvolvimento, conhecimento e interação entre aluno e professor. Contudo a maioria dos professores avalia seus alunos nas datas festivas escolares, utilizando a dança apenas como um modo avaliativo. É importante que o professor procure conhecimentos e traga à dança em suas aulas, fazendo com que os alunos percebam sua importância. Concluímos que ainda é necessário que exista uma melhoria significativa neste sentido para que sejam capazes de implantar este tema nos conteúdos escolares como os demais conteúdos. 

Biografia do Autor

Darley Kury Marques de Amorim, Instituto Cuiabano de Educação – ICE

Graduada em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - FUFMS, Especialista  em Educação Infantil e Alfabetização pelo Instituto Cuiabano de Educação – ICE.

Elaine Aparecida Bernardo, Instituto Cuiabano de Educação – ICE

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grossso – UNEMAT, Especialista em Psicopedagogia pelo Instituto Cuiabano de Educação – ICE.

Jarliene Patrício da Cruz, Faculdades Integradas de Várzea Grande  - FIAVEC

Graduada em Pedagogia Anos Iniciais pela Universidade de Cuiabá – UNIC, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pela Faculdades Integradas de Várzea Grande  - FIAVEC.

Joelma Campos Rodrigues Pontes, Universidade Federal de Mato Grosso  - UFMT

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso  - UFMT

Kelsilene Priste Gomes Borsonaro , Instituto Vargrandense de Educação – IVE

Graduada em Pedagogia pelo Instituto Vargrandense de Educação – IVE, Especialista em Educação Especial e Inclusão pelo Instituto Vargrandense de Educação – IVE.

Luiza Helena Nadaleti Dutra, Faculdade de Educação São Luís

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Outro Preto – UFOP, Especialista em Letramento e Alfabetização pela Faculdade de Educação São Luís.

Maricelia Aparecida Paula, Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia - INVEST

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá – UNIC, Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental de 09 anos pelo Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia - INVEST.

Downloads

Publicado

2021-10-29

Como Citar

Amorim, D. K. M. de ., Bernardo, E. A. ., Cruz, J. P. da ., Pontes, J. C. R. ., Borsonaro , K. P. G. ., Dutra, L. H. N. ., & Paula, M. A. . (2021). A IMPORTÂNCIA DA DANÇA NO ENSINO FUNDAMENTAL NAS SÉRIES INICIAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(9), 1502–1507. https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2631