EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS SÉRIES INICIAIS

Autores

  • Darley Kury Marques de Amorim Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Deysiane Silva da Luz Oliveira Universitário de Várzea Grande
  • Marelucia Rodrigues de Amorim Universidade Estadual do Tocantins
  • Sandra Gusmão de Almeida Universitário de Várzea Grande

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2569

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Prática docente. Ecossistemas naturais. Educação Ambiental, Ações sustentáveis inovadoras. Educador.

Resumo

Este artigo tem como tema a educação ambiental, tem como linha de pesquisa os anos iniciais do ensino fundamental, resulta sobre a preocupação crescente acerca das questões ambientais. enfatiza-se que a importância da educação ambiental nas escolas, como de reduzir os impactos de ações nos vários ecossistemas naturais. tais ações devem ser aplicadas na prática docente para transformação conceitual de crianças nos seus primeiros anos de vida, sendo que conceitualmente a educação ambiental promove o ensino e modificação de ações frente à conduta dos cidadãos acerca de suas ações que acarretam mudanças e destruição do meio ambiente. é de suma importância as práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula que incentivem ações sustentáveis inovadoras, o docente consegue ampliar seus canais de comunicação com as crianças, fazendo as mesmas entendam na prática, que atitudes podem ser tomadas assim sendo, para a realização deste trabalho, foi utilizado à pesquisa bibliográfica, com base na reflexão e leituras de livros, artigos, revistas e sites, bem como pesquisa de autores referências neste tema. o educador responsável pelo ensino da educação ambiental assume caráter formativo na visão ambiental de seus alunos, possibilitando a moldagem da personalidade e consciência social. deste modo, esse artigo visualiza ações promovidas pelo educador que possa trabalhar a educação ambiental, com os alunos, enumerando possíveis exemplos de ações o conhecimento de mundo, do meio ambiente, da preservação ambiental.

Biografia do Autor

Darley Kury Marques de Amorim, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - FUFMS, Especialista  em Educação Infantil e Alfabetização pelo Instituto Cuiabano de Educação – ICE.

Deysiane Silva da Luz Oliveira, Universitário de Várzea Grande

Graduada em Pedaogia pelo Centro Universitário de Várzea Grande – UNIVAG.

Marelucia Rodrigues de Amorim, Universidade Estadual do Tocantins

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Tocantins -  UNITINS, Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela  Fundaçao Universitária Iberoamericana  - FUNIBER.

Sandra Gusmão de Almeida, Universitário de Várzea Grande

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Várzea Grande – UNIVAG, Especialista em Gestão e Segurança Pública pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.

Downloads

Publicado

2021-10-26

Como Citar

Amorim, D. K. M. de ., Oliveira, D. S. da L. ., Amorim, M. R. de ., & Almeida, S. G. de . (2021). EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS SÉRIES INICIAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(9), 1467–1480. https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2569