FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PRÁTICA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA

Autores

  • José Antonio Souza da Silva Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
  • Airton José Vinholi Júnior Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15314

Palavras-chave:

Educação profissional. Educação ambiental. Formação de professores.

Resumo

Este artigo teve por objetivo discutir a educação ambiental como prática educativa em consonância com a formação de professores na educação profissional e tecnológica (EPT). Permeando a legislação vigente, foi possível analisar que os instrumentos para a aplicabilidade dessa prática têm respaldo legal, bem como para a formação dos docentes. A educação ambiental está presente no cotidiano da sociedade como um todo, no entanto, para formar um cidadão efetivamente crítico, reflexivo e ativo na sociedade, que saiba discutir os problemas socioambientais, é fundamental que este possua formação, e esta começa pelos professores, como preconiza a lei. A educação ambiental não deve ser aplicada em forma de disciplina, mas de maneira interdisciplinar e contextualizada. É uma temática atual e complexa, porém, fundamental para a formação de um cidadão crítico e ativo na sociedade capitalista, que impõe uso irracional dos recursos naturais e consumo exagerado de bens manufaturados. Neste trabalho, de enfoque qualitativo, foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica. Para que ocorram práticas docentes efetivas, é preciso que tais profissionais tenham formação em educação ambiental, pois, assim, eles poderão mudar as suas práticas educativas utilizando metodologias inovadoras, e não tradicionais.

Biografia do Autor

José Antonio Souza da Silva, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). 

Airton José Vinholi Júnior, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Professor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

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Publicado

2024-08-28

Como Citar

Silva, J. A. S. da, & Vinholi Júnior, A. J. (2024). FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PRÁTICA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 3722–3735. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15314