FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PRÁTICA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15314Palavras-chave:
Educação profissional. Educação ambiental. Formação de professores.Resumo
Este artigo teve por objetivo discutir a educação ambiental como prática educativa em consonância com a formação de professores na educação profissional e tecnológica (EPT). Permeando a legislação vigente, foi possível analisar que os instrumentos para a aplicabilidade dessa prática têm respaldo legal, bem como para a formação dos docentes. A educação ambiental está presente no cotidiano da sociedade como um todo, no entanto, para formar um cidadão efetivamente crítico, reflexivo e ativo na sociedade, que saiba discutir os problemas socioambientais, é fundamental que este possua formação, e esta começa pelos professores, como preconiza a lei. A educação ambiental não deve ser aplicada em forma de disciplina, mas de maneira interdisciplinar e contextualizada. É uma temática atual e complexa, porém, fundamental para a formação de um cidadão crítico e ativo na sociedade capitalista, que impõe uso irracional dos recursos naturais e consumo exagerado de bens manufaturados. Neste trabalho, de enfoque qualitativo, foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica. Para que ocorram práticas docentes efetivas, é preciso que tais profissionais tenham formação em educação ambiental, pois, assim, eles poderão mudar as suas práticas educativas utilizando metodologias inovadoras, e não tradicionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY