O BULLYING NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Darley Kury Marques de Amorim Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Deysiane Silva da Luz Oliveira Universitário de Várzea Grande
  • Marelucia Rodrigues de Amorim Universidade Estadual do Tocantins
  • Mayara Almeida Gomes Universidade de Cuiabá
  • Sandra Gusmão de Almeida Universitário de Várzea Grande

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2583

Palavras-chave:

Bullying. Violência Institucional e Social. Agressão. Agressor.

Resumo

O conceito de Bullying envolve desde dar apelido, tirar sarro, desprezar, as chacotas infantis, até as maneiras mais violentas de agressividade física ou mental. Bullying é o fenômeno através uma criança ou um adolescente é de modo sistemático onde é colocado diante de várias ações agressivas (diretamente ou indiretamente), que acontecem sem motivação visível, mas de maneira intencional, praticados por um(a) ou mais agressor(es). Trata-se de ação realizada em grupo tendo como característica desequilibrar o poder e falta de reciprocidade; onde, a vítima não tem mecanismo para que possa impedir e/ou escapar a agressão. O que essencialmente caracteriza essa agressão de outras é a repetição, sistematização e a intencionalidade de provocar prejuízo a alguma pessoa que normalmente é entendido como tem mais fragilidade, sendo difícil conseguir sua defesa ou até mesmo que se reverta esse fato. O bullying é um perigo, uma violência institucional e social, assim como para comportamentos antissociais individuais significando uma maneira de afirmar o poder que se estabelece por meio da agressão.

Biografia do Autor

Darley Kury Marques de Amorim, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - FUFMS, Especialista  em Educação Infantil e Alfabetização pelo Instituto Cuiabano de Educação – ICE.

Deysiane Silva da Luz Oliveira, Universitário de Várzea Grande

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Várzea Grande — UNIVAG.

Marelucia Rodrigues de Amorim, Universidade Estadual do Tocantins

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Tocantins -  UNITINS,  Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela  Fundaçao Universitária Iberoamericana  - FUNIBER.

Mayara Almeida Gomes, Universidade de Cuiabá

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá — UNIC. Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pela Faculdade Afirmativo.

Sandra Gusmão de Almeida, Universitário de Várzea Grande

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Várzea Grande – UNIVAG, Especialista em Gestão e Segurança Pública pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.

Downloads

Publicado

2021-10-27

Como Citar

Amorim, D. K. M. de ., Oliveira, D. S. da L. ., Amorim, M. R. de ., Gomes, M. A. ., & Almeida, S. G. de . (2021). O BULLYING NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(9), 1481–1491. https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2583