COMO O BULLYING PODE AFETAR O AMBIENTE ESCOLAR E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL?

Autores

  • Michelle Nunes Krebs UniEnsino
  • Rosa Kioko Iida da Silva UniEnsino
  • Diego da Silva UniEnsino

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19621

Palavras-chave:

Bullying. Violência. Escola. Família. Educação. Criança.

Resumo

Este artigo tem como finalidade a proposta de mostrar, as observações informais do dia-dia e, também de pesquisas bibliográficas de autores que discutem sobre o Bullying e o que acarreta no desenvolvimento infantil. O artigo foi desenvolvido com análise, sobre o presente assunto no desenvolvimento infantil, mostrando o porquê acontece toda agressividade pelo Bullying, e qual o papel da escola e da família diante a esses comportamentos agressivos que as crianças tem quando passam pelo processo abusivo do tema citado, e ainda também, quais seriam as causas que levam o agressor a se comportar de tal maneira, no ambiente escolar, assim como entender as influências que gera o comportamento agressivo e como ele altera no desenvolvimento e na aprendizagem. Através das análises feita desse artigo, tem o objetivo de mostrar que é possível, a compreensão e esclarecimento que o Bullying no ambiente escolar, pode ser transformado a atitude agressiva de ataques com outras crianças, em companheirismo, solidariedade, respeito, amizade, entender a empatia pelo próximo se colocando no lugar do outro. As análises mostra-se a necessidade deste desenvolvimento de ações e prevenção contra o agressor do Bullying, assim fazendo que a família e os educadores estejam sempre muito atentos a qualquer tipo de sinal de uma ação agressiva que envolva o tema discutido nesse presente artigo, pois ainda não existe nenhum método para diagnostico pronto, aonde se determina o Bullynista, mas podemos sempre estar alerta, aos ataques com bullying para que isso não aconteça precisamos fazer ações e prevenções dentro da escola que visam a boa convivência entre as crianças em seu meio social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle Nunes Krebs, UniEnsino

Pedagoga e discente de Psicologia da UniEnsino.

Rosa Kioko Iida da Silva, UniEnsino

Nutricionista e discente de Psicologia da UniEnsino.

Diego da Silva, UniEnsino

Psicólogo e professor de Psicologia da UniEnsino.

Downloads

Publicado

2025-05-30

Como Citar

Krebs, M. N., Silva, R. K. I. da, & Silva, D. da. (2025). COMO O BULLYING PODE AFETAR O AMBIENTE ESCOLAR E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL?. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 8658–8666. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19621