O USO DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL NO MANEJO CLÍNICO DA ANSIEDADE DIGITAL E DO USO EXECESSIVO DE REDES SOCIAIS EM ADOLESCENTES E JOVENS ADULTOS

Autores

  • Cristiane Rossi Ribeiro UniEnsino
  • Diego da Silva UniEnsino

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21691

Palavras-chave:

Ansiedade digital. Redes sociais. Sofrimento psíquico. Hiperconectividade. Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC).

Resumo

O presente artigo aborda a ansiedade digital e seus impactos sobre o bem-estar emocional, analisando como a hiperconectividade e o uso excessivo das redes sociais podem contribuir para o sofrimento psíquico contemporâneo. A pesquisa justifica-se pela necessidade de compreender o modo como as interações virtuais influenciam a saúde mental e transformam os vínculos humanos em uma era marcada pela constante exposição e imediatismo. O estudo, de natureza bibliográfica, fundamenta-se em referenciais teóricos da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), que propõe estratégias de enfrentamento baseadas na reestruturação de pensamentos e na autorregulação emocional. A análise evidenciou que a TCC oferece recursos eficazes para auxiliar indivíduos afetados pela ansiedade gerada no ambiente digital, promovendo o equilíbrio entre o uso saudável da tecnologia e a preservação do bem-estar psicológico. Conclui-se que, ao compreender os padrões de pensamento e comportamento relacionados à hiperconectividade, é possível desenvolver uma relação mais consciente e equilibrada com o mundo digital, favorecendo o autocuidado e a qualidade de vida em meio à era da informação.

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Biografia do Autor

Cristiane Rossi Ribeiro, UniEnsino

Discente do curso de Psicologia da UniEnsino.

Diego da Silva , UniEnsino

Psicólogo, mestre em Medicina Interna e Ciências da Saúde pela UFPR. Docente do curso de Psicologia da UniEnsino.

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Publicado

2025-10-24

Como Citar

Ribeiro, C. R., & Silva , D. da. (2025). O USO DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL NO MANEJO CLÍNICO DA ANSIEDADE DIGITAL E DO USO EXECESSIVO DE REDES SOCIAIS EM ADOLESCENTES E JOVENS ADULTOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 4185–4236. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21691