INTIMIDAÇÃO SISTEMÁTICA: IMPACTOS PSICOSSOCIAIS RESULTANTES DA PRÁTICA DO BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Andréia Alves Maia Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA
  • Samara Maria da Conceição Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA
  • Edjofre Coelho de Oliveira Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.12285

Palavras-chave:

Bullying. Violência. Escola. Estado.

Resumo

É cediço que a prática de bullying consiste num fenômeno que sugere diferentes atos de violência, tornando-se um problema global e bastante atual. Embora a escola não seja o único local em que esses atos são praticados, não há como negar que é nesse ambiente o maior número de casos. É necessário que os profissionais da educação estejam preparados para essa realidade, tornando possível a identificação da situação, que pode ser facilmente confundida com brincadeiras típicas da faixa etária dos envolvidos. O presente trabalho, partindo da necessidade de discussão do tema proposto, busca evidenciar características do bullying, proporcionar o entendimento de suas versões e danos, bem como o papel dos pais frente a esses casos, e no mesmo sentido, apresentar uma análise de medidas adotas pelo Estado para proteção da criança e do adolescente, em paralelo aos dispositivos do Estatuto da Criança e do Adolescente, buscando traçar sugestões de meios de combater essa prática no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Andréia Alves Maia, Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA

Graduanda em Bacharelado em Direito no do Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA.

Samara Maria da Conceição, Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA

Graduanda em Bacharelado em Direto no do Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA.

Edjofre Coelho de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará.

 

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Publicado

2023-11-30

Como Citar

Maia, A. A., Conceição, S. M. da, & Oliveira, E. C. de. (2023). INTIMIDAÇÃO SISTEMÁTICA: IMPACTOS PSICOSSOCIAIS RESULTANTES DA PRÁTICA DO BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 6918–6938. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.12285