ADOÇÃO POR CASAIS HOMOAFETIVOS: REPRESENTAÇÃO SOCIAL E UMA NOVA FORMA DE FAMÍLIA

Autores

  • Luiza Gabriela Carvalho Fernandes UNIFSA
  • Edjôfre Coelho de Oliveira UNIFSA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22388

Palavras-chave:

Adoção. União homoafetiva. Melhor interesse da criança. Jurisprudência. Políticas públicas.

Resumo

Este artigo investiga se a igualdade constitucional reconhecida às famílias homoafetivas se converte, de fato, em efetividade no procedimento de adoção, diante de entraves institucionais e disputas culturais que ainda deslocam o ônus argumentativo para os pretendentes. Objetiva analisar criticamente a aderência entre marco normativo/jurisprudencial e prática cotidiana, identificar pontos de fricção procedimental e discursiva. Metodologicamente, adota-se revisão narrativa de doutrina, jurisprudência, diretrizes administrativas e literatura empírica, com extração de categorias decisórias, confrontação teórico-empírica e foco em proporcionalidade e motivação adequada. Os resultados indicam convergência normativa e empírica: a orientação sexual é irrelevante para predição de desfechos infantis quando controladas variáveis de contexto. Conclui-se pela adoção de formulários padronizados, matriz nacional de fundamentação, dupla leitura obrigatória de indeferimentos, transparência ativa, formação continuada e governança de dados, de modo a reduzir discricionariedade, alinhar o rito ao melhor interesse da criança e incrementar a efetividade do direito à adoção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza Gabriela Carvalho Fernandes, UNIFSA

Discente do Curso de Direito do Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA).

Edjôfre Coelho de Oliveira, UNIFSA

Professor e Orientador do Curso de Direito do Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA). Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará-UECE. 

Downloads

Publicado

2025-11-22

Como Citar

Fernandes, L. G. C., & Oliveira, E. C. de. (2025). ADOÇÃO POR CASAIS HOMOAFETIVOS: REPRESENTAÇÃO SOCIAL E UMA NOVA FORMA DE FAMÍLIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 6663–6683. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22388