ANÁLISE DAS DINÂMICAS E CARACTERÍSTICAS DO BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR: IMPLICAÇÕES PARA A INTERVENÇÃO E PREVENÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.15816

Palavras-chave:

Bullying. Escola Pública. Intervenção. Violência Escolar.

Resumo

Este artigo buscou analisar as características do  bullying no contexto escolar. Trata-se de uma revisão de literatura com busca de produções científicas nas bases de dados PUBMED, SCOPUS e WEB OF  SCIENCE, utilizando-se dos descritores: Bullying, escola pública, intervenção e violência escolar que respondesse a questão problema: “Qual é o  impacto do bullying nas crianças e adolescentes no ambiente escolar?” no período de 2019 a 2024. Observa-se que o bullying é uma presença marcante tanto  dentro quanto fora da sala de aula, impactando o ensino e a aprendizagem das  crianças e resultando em problemas psicológicos e distúrbios comportamentais que  as tornam vulneráveis a qualquer tipo de agressão. Conclui-se que o combate ao bullying requer o envolvimento de toda a comunidade escolar, incluindo professores, pais e alunos, para criar um ambiente escolar positivo e livre de violência.

Biografia do Autor

Maria Benedita Pinheiro, Faculdade Mauá

Discente, Bacharel em Enfermagem, Faculdade Mauá, Go. 

Lopes Junior, Faculdade Mauá

Docente, Faculdade Mauá GO. Enfermeiro, Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Faculdade Mauá Go.  

Luana Guimarães da Silva, Faculdade Mauá

Mestrado em Gestão, Educação e Tecnologia pela Universidade Estadual de Goiás, Enfermeira especialista em Terapia Intensiva adulto e neonatal, Faculdade Mauá, Go.

Downloads

Publicado

2024-11-07

Como Citar

Pinheiro, M. B., Lopes Júnior, H. M. P., & Silva, L. G. da. (2024). ANÁLISE DAS DINÂMICAS E CARACTERÍSTICAS DO BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR: IMPLICAÇÕES PARA A INTERVENÇÃO E PREVENÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 1675–1686. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.15816