ANÁLISE DAS DINÂMICAS E CARACTERÍSTICAS DO BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR: IMPLICAÇÕES PARA A INTERVENÇÃO E PREVENÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.15816Palavras-chave:
Bullying. Escola Pública. Intervenção. Violência Escolar.Resumo
Este artigo buscou analisar as características do bullying no contexto escolar. Trata-se de uma revisão de literatura com busca de produções científicas nas bases de dados PUBMED, SCOPUS e WEB OF SCIENCE, utilizando-se dos descritores: Bullying, escola pública, intervenção e violência escolar que respondesse a questão problema: “Qual é o impacto do bullying nas crianças e adolescentes no ambiente escolar?” no período de 2019 a 2024. Observa-se que o bullying é uma presença marcante tanto dentro quanto fora da sala de aula, impactando o ensino e a aprendizagem das crianças e resultando em problemas psicológicos e distúrbios comportamentais que as tornam vulneráveis a qualquer tipo de agressão. Conclui-se que o combate ao bullying requer o envolvimento de toda a comunidade escolar, incluindo professores, pais e alunos, para criar um ambiente escolar positivo e livre de violência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY