VIOLÊNCIA ESCOLAR – UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA ENTRE 2009 E 2019
https://doi.org/10.29327/211653.6.1-1
Palavras-chave:
Bullying. Escola. Violência EscolarResumo
Objetivo: analisar as publicações brasileiras que tratam sobre a violência intraescolar e o bullying no lapso temporal entre 2009 – 2019 nos indexadores da base digital PEPSIC e SCILEO. ORG. Métodos: Revisão sistemática de literatura realizada em dezembro de 2019. Os critérios para inclusão dos artigos: os trabalhos investigativos com extratos de indicação de qualidade que estivessem entre os marcadores A1, A2, B1 ou B2, artigos publicados entre 2009 - 2019 e que se trata de análise com dados factuais sobre o fenômeno da violência e/ou bullying nas escolas. Para os critérios de exclusão: investigação fora do perímetro brasileiro, escritos em idioma diferente do português, apresentação de projeto, artigos publicados anteriormente a 2009 ou posterior a 2019, trabalhos incompletos ou artigos de revisão. Resultados: A primeira busca trouxe 187 artigos, após a aplicação dos critérios exclusão/inclusão restaram 19 trabalhos que respondem à área de ensino. Considerações finais: com base na análise dos artigos é possível inferir que no período compreendido entre 2009 e 2019, os trabalhos se atentaram para a investigação factual, porém, com poucas pesquisas que utilizem, em associação, o caráter de intervenção. Os trabalhos mais atuais sobre a temática reforçam de maneira reiterada a necessidade de políticas públicas exitosas para o enfrentamento da violência escolar enquanto um problema de saúde pública.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição CC BY