INCLUSÃO DIGITAL E EDUCACIONAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
doi.org/10.29327/211653.6.11-2
Palavras-chave:
Inclusão digital. deficiência intelectual. Educação.Resumo
Tem-se observado uma recorrência na temática voltada á inclusão de pessoas com deficiência intelectual, especialmente quando se trata de educação. Diante desse contexto, a visão excludente, que considera a deficiência e ignora as capacidades desses atores deve ser ultrapassada. Devem ser oferecidas de condições de acesso ao conhecimento a partir das necessidades e peculiaridades de cada indivíduo. As tecnologias digitais, devido ao seu potencial inclusivo e de adaptação vêm se mostrando excelentes alternativas para a inclusão social e educacional de pessoas com deficiência intelectual. O uso da tecnologia tem sido apontado como um recurso pedagógico que pode contribuir neste processo, facilitando o desenvolvimento de habilidades e autonomia desses atores. Diante dessa perspectiva, o presente estudo visa avaliar a produção científica atualizada, relacionada à inclusão digital de portadores de deficiência intelectual, sobretudo com uma atenção especial voltada à educação. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, realizada nas bases de dados da Scielo, Dialnet e Worldwidescience. Foram achados 51 artigos, dos quais 13 atenderam às exigências metodológicas do estudo. Os resultados obtidos apontam que a literatura relacionada á temática proposta considera que essas tecnologias podem ser utilizadas como sistemas auxiliares ou prótese para a comunicação; utilizadas para controle do ambiente; como ferramentas ou ambientes de aprendizagem; como meio de inserção e inclusão no ambiente educacional e no meio social, de modo a proporcionar autonomia e desenvolver suas habilidades.
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