INCLUSÃO DIGITAL E EDUCACIONAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

doi.org/10.29327/211653.6.11-2

Autores

  • Edja Soares Dantas Atenas College University
  • Diógenes José Gusmão Coutinho Universidade Federal de Pernambuco- UFPE

Palavras-chave:

Inclusão digital. deficiência intelectual. Educação.

Resumo

Tem-se observado uma recorrência na temática voltada á inclusão de pessoas com deficiência intelectual, especialmente quando se trata de educação. Diante desse contexto, a visão excludente, que considera a deficiência e ignora as capacidades desses atores deve ser ultrapassada. Devem ser oferecidas de condições de acesso ao conhecimento a partir das necessidades e peculiaridades de cada indivíduo. As tecnologias digitais, devido ao seu potencial inclusivo e de adaptação vêm se mostrando excelentes alternativas para a inclusão social e educacional de pessoas com deficiência intelectual. O uso da tecnologia tem sido apontado como um recurso pedagógico que pode contribuir neste processo, facilitando o desenvolvimento de habilidades e autonomia desses atores. Diante dessa perspectiva, o presente estudo visa avaliar a produção científica atualizada, relacionada à inclusão digital de portadores de deficiência intelectual, sobretudo com uma atenção especial voltada à educação. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, realizada nas bases de dados da Scielo, Dialnet e Worldwidescience. Foram achados 51 artigos, dos quais 13 atenderam às exigências metodológicas do estudo. Os resultados obtidos apontam que a literatura relacionada á temática proposta considera que essas tecnologias podem ser utilizadas como sistemas auxiliares ou prótese para a comunicação; utilizadas para controle do ambiente; como ferramentas ou ambientes de aprendizagem; como meio de inserção e inclusão no ambiente educacional e no meio social, de modo a proporcionar autonomia e desenvolver suas habilidades.

 

Biografia do Autor

Edja Soares Dantas, Atenas College University

Graduada em Pedagogia, especialização em psicopedagogia (UPE), Educação Inclusiva Deficiência Intelectual (Faculdade Campos Elisios) e mestranda na Universidade Atenas College.

Diógenes José Gusmão Coutinho, Universidade Federal de Pernambuco- UFPE

Graduado em Biologia pela UFRPE, doutor em Biologia pela Universidade Federal de Pernambuco e professor pela Faculdade Alpha.  E-mail: alphadiogenes@gmail.com.

Downloads

Publicado

2020-11-30

Como Citar

Soares Dantas, E., & José Gusmão Coutinho, D. . (2020). INCLUSÃO DIGITAL E EDUCACIONAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA: doi.org/10.29327/211653.6.11-2. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(11), 10–18. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/203