NOTAS INTRODUTÓRIAS SOBRE OS SABERES CONSTRUÍDOS A PARTIR DA TRADIÇÃO ORAL DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE ONZE NEGRAS DO CABO DE SANTO AGOSTINHO- PE

Autores

  • Ronalda Adriana dos Santos da Silva Atenas College University
  • Ivaneia Maria de Lima Atenas College University
  • Maria José da Silva Atenas College University
  • Cristiano Leonardo Martins Oliveira Atenas College University
  • Diógenes José Gusmão Coutinho Atenas College University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v6i4.89

Palavras-chave:

Educação. Currículo formal. Oralidade. Quilombo.

Resumo

A inquietação pessoal para investigar tal temática surge da necessidade de acompanhar e refletir sobre a interlocução entre o currículo formal escolar e os saberes tradicionais dos povos quilombolas tendo a oralidade como fio histórico para perpetuação destes conhecimentos entre os quilombolas, especificamente sobre a Comunidade Quilombola Onze Negras localizada no Cabo de Santo Agostinho. Para tanto, figurou como objetivo geral deste trabalho apresentar uma breve incursão histórica e semântica sobre o Quilombo on trato do currículo e a oralidade com atenção especial para a Comunidade Remanescente de Quilombo Onze Negras, localizada no Cabo de Santo Agostinho- Pernambuco. Para dirimir tais questões, foram utilizadas as pesquisas, documental, bibliográfica como caminho metodológico que melhor se relaciona com tal temática e com o intuito de responder essas inquietações iniciais. Tal investigação se consubstanciou a partir de uma inquietação pessoal para dar conta de uma lacuna acadêmica que se referia à interlocução entre os saberes, fruto da tradição oral própria dos grupos remanescente de quilombos e os conhecimentos formais trazidos a partir do currículo escolar, especialmente para entender essa relação no lócus da Comunidade Quilombola Onze Negras localizada no Cabo de Santo Agostinho. Uma investigação preliminar sobre o tema nas bases de dados Sucupira, da USP e da Universidade Federal de Pernambuco mostra poucas produções acadêmicas sobre o universo citado, e nenhuma que trate da díade- currículo escolar e saberes tradicionais quilombola no orbe da Comunidade situada no Cabo de Santo Agostinho. O ineditismo do tema traz uma relevância à pesquisa no âmbito acadêmico local e nacional. 

Biografia do Autor

Ronalda Adriana dos Santos da Silva, Atenas College University

Graduação curso de licenciatura plena em pedagogia – Universidade Estadual Vale do Acaraú, pós-graduação lato sensu em gestão e psicopedagogia institucional – faculdade europeia de administração e marketing, mestranda internacional em ciências da educação, pela faculdade Atenas College University. E-mail: adriana-santos2011@hotmail.com.br.

Ivaneia Maria de Lima, Atenas College University

Graduada em pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú-UVA, Especialização em Gestão Escolar pela Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte, mestranda internacional em ciências da educação, pela faculdade Atenas College University. E-mail: ivaneialima36@gmail.com.

Maria José da Silva, Atenas College University

Graduada em pedagogia pela UPE - Faculdade de Pernambuco. Especialização em Psicopedagoga Clínica e Institucional pela FAJOLCA- Faculdade José Lacerda Filho de Ciências Aplicada, mestranda internacional em ciências da educação, pela faculdade Atenas College University. E-mail: mariajose-045@hotmail.com.

Cristiano Leonardo Martins Oliveira, Atenas College University

Graduação: Licenciatura Plena em Geografia Instituição: FAMASUL- Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul Especialização: Psicopedagogia Clínica e Institucional Instituição: FAJOLCA- Faculdade José Lacerda Filho de Ciências Aplicadas e mestrando internacional em ciências da educação, pela faculdade Atenas College University. E-mail: cristianolmoliveira@gmail.com.

Diógenes José Gusmão Coutinho, Atenas College University

Graduado em Biologia pela UFRPE. Doutor em Biologia pela UFPE. Professor do Mestrado ALPHA. E-mail: alphadiogenes@gmail.com.

Downloads

Publicado

2020-04-30

Como Citar

Adriana dos Santos da Silva, R. ., Maria de Lima, I. ., José da Silva, M. ., Leonardo Martins Oliveira, C. ., & José Gusmão Coutinho, D. (2020). NOTAS INTRODUTÓRIAS SOBRE OS SABERES CONSTRUÍDOS A PARTIR DA TRADIÇÃO ORAL DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE ONZE NEGRAS DO CABO DE SANTO AGOSTINHO- PE . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(4), 12–27. https://doi.org/10.51891/rease.v6i4.89