NOTAS INTRODUTÓRIAS SOBRE OS SABERES CONSTRUÍDOS A PARTIR DA TRADIÇÃO ORAL DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE ONZE NEGRAS DO CABO DE SANTO AGOSTINHO- PE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v6i4.89Palavras-chave:
Educação. Currículo formal. Oralidade. Quilombo.Resumo
A inquietação pessoal para investigar tal temática surge da necessidade de acompanhar e refletir sobre a interlocução entre o currículo formal escolar e os saberes tradicionais dos povos quilombolas tendo a oralidade como fio histórico para perpetuação destes conhecimentos entre os quilombolas, especificamente sobre a Comunidade Quilombola Onze Negras localizada no Cabo de Santo Agostinho. Para tanto, figurou como objetivo geral deste trabalho apresentar uma breve incursão histórica e semântica sobre o Quilombo on trato do currículo e a oralidade com atenção especial para a Comunidade Remanescente de Quilombo Onze Negras, localizada no Cabo de Santo Agostinho- Pernambuco. Para dirimir tais questões, foram utilizadas as pesquisas, documental, bibliográfica como caminho metodológico que melhor se relaciona com tal temática e com o intuito de responder essas inquietações iniciais. Tal investigação se consubstanciou a partir de uma inquietação pessoal para dar conta de uma lacuna acadêmica que se referia à interlocução entre os saberes, fruto da tradição oral própria dos grupos remanescente de quilombos e os conhecimentos formais trazidos a partir do currículo escolar, especialmente para entender essa relação no lócus da Comunidade Quilombola Onze Negras localizada no Cabo de Santo Agostinho. Uma investigação preliminar sobre o tema nas bases de dados Sucupira, da USP e da Universidade Federal de Pernambuco mostra poucas produções acadêmicas sobre o universo citado, e nenhuma que trate da díade- currículo escolar e saberes tradicionais quilombola no orbe da Comunidade situada no Cabo de Santo Agostinho. O ineditismo do tema traz uma relevância à pesquisa no âmbito acadêmico local e nacional.
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