A TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE PESSOAS COM DEFICIÊCIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
doi.org/10.29327/217514.6.12-18
Palavras-chave:
Inclusão digital. Educação inclusiva. Pessoas com deficiência.Resumo
O uso de tecnologias tem sido apontado como um recurso pedagógico que pode contribuir significativamente com o a educação inclusiva, devido às potencialidades e versatilidade inerentes aos métodos e dispositivos tecnológicos. Essa visão torna-se ainda mais relevante, quando trata-se da inclusão de estudantes com necessidades especiais. Diante dessa perspectiva, o presente estudo visa avaliar a produção científica atualizada, na língua portuguesa, relacionada à importância das tecnologias na educação inclusiva, sobretudo voltada a crianças com necessidades especiais. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, realizada nas bases de dados da Scielo, Dialnet. Foram encontrados 93 artigos, dos quais 10 atenderam às exigências metodológicas do estudo. Os resultados obtidos apontam que a literatura relacionada á temática proposta considera que essas tecnologias digitais e assistivas desempenham um papel crucial na educação inclusiva. Por meio dessas tecnologias, os educandos com deficiência apresentam aprendizagem mais significativa, bem como independência, autonomia, e desenvolvem suas habilidades. Além disso, nota-se maior permanência desses atores no ambiente escolar.
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