A TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE PESSOAS COM DEFICIÊCIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

doi.org/10.29327/217514.6.12-18

Autores

  • Edja Soares Dantas Atenas College University
  • Diógenes José Gusmão Coutinho Atenas College University

Palavras-chave:

Inclusão digital. Educação inclusiva. Pessoas com deficiência.

Resumo

O uso de tecnologias tem sido apontado como um recurso pedagógico que pode contribuir significativamente com o a educação inclusiva, devido às potencialidades e versatilidade inerentes aos métodos e dispositivos tecnológicos. Essa visão torna-se ainda mais relevante, quando trata-se da inclusão de estudantes com necessidades especiais. Diante dessa perspectiva, o presente estudo visa avaliar a produção científica atualizada, na língua portuguesa, relacionada à importância das tecnologias na educação inclusiva, sobretudo voltada a crianças com necessidades especiais. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, realizada nas bases de dados da Scielo, Dialnet. Foram encontrados 93 artigos, dos quais 10 atenderam às exigências metodológicas do estudo. Os resultados obtidos apontam que a literatura relacionada á temática proposta considera que essas tecnologias digitais e assistivas desempenham um papel crucial na educação inclusiva. Por meio dessas tecnologias, os educandos com deficiência apresentam aprendizagem mais significativa, bem como independência, autonomia, e desenvolvem suas habilidades. Além disso, nota-se maior permanência desses atores no ambiente escolar.

 

Biografia do Autor

Edja Soares Dantas, Atenas College University

Graduada em Pedagogia, especialização em Psicopedagogia(UPE) Deficiência  Inelectual(FCE) e Mestranda na Atenas College University

Diógenes José Gusmão Coutinho, Atenas College University

Graduado em Biologia pela UFRPE, Doutor em Biologia pela UFPE. Professor pela Faculdade Alpha. E-mail: alphadiogenes@gmail.com.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Soares Dantas, E., & Coutinho, D. J. G. (2020). A TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE PESSOAS COM DEFICIÊCIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA: doi.org/10.29327/217514.6.12-18. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(12), 10. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/321