A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: EMINENTE DESAFIO EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17876Palavras-chave:
Inclusão Escolar. História da Educação Inclusiva. Direitos das Pessoas com Deficiência. Desafios. Neuropsicologia e Educação.Resumo
A educação inclusiva é tema recorrente e tem sido discutida em todos os ambientes educativos. Nesse artigo o assunto foi abordado com o objetivo de analisar e divulgar a história da educação inclusiva. Tratando-se de uma pesquisa básica, qualitativa exploratória pois pretende proporcionar maior familiaridade com o assunto. Deu-se por meio de uma busca criteriosa de revisão bibliográfica obtida pelas plataformas digitais Google Acadêmico, da Lilacs e Scielo no período de 2008 a 2024, de livros, artigos e sites. Traz um apanhado de informações sobre as leis, um resumo do desenvolver do movimento de pessoas com deficiência e os avanços conquistados pelos os mesmos na escola, na comunidade e sociedade como um todo, como também os marcos na história da pessoa com deficiência. Difunde a mais recente nomenclatura para referência as pessoas com deficiência. Apresenta os parâmetros da educação inclusiva, e a importância da mesma para esses grupos de pessoas que tem sido historicamente discriminada por serem diferentes. E apresenta uma breve contribuição da neuropsicologia e da psicanalise que favorece o entendimento da educação inclusiva no ambiente escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY