A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: EMINENTE DESAFIO EDUCACIONAL

Autores

  • Neuzângela Maria Diniz Lima Educaler
  • Francisco Roberto Diniz Araújo Educaler

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17876

Palavras-chave:

Inclusão Escolar. História da Educação Inclusiva. Direitos das Pessoas com Deficiência. Desafios. Neuropsicologia e Educação.

Resumo

A educação inclusiva é tema recorrente e tem sido discutida em todos os ambientes educativos. Nesse artigo o assunto foi abordado com o objetivo de analisar e divulgar a história da educação inclusiva. Tratando-se de uma pesquisa básica, qualitativa exploratória pois pretende proporcionar maior familiaridade com o assunto. Deu-se por meio de uma busca criteriosa de revisão bibliográfica obtida pelas plataformas digitais Google Acadêmico, da Lilacs e Scielo no período de 2008 a 2024, de livros, artigos e sites.  Traz um apanhado de informações sobre as leis, um resumo do desenvolver do movimento de pessoas com deficiência e os avanços conquistados pelos os mesmos na escola, na comunidade e sociedade como um todo, como também os marcos na história da pessoa com deficiência. Difunde a mais recente nomenclatura para referência as pessoas com deficiência. Apresenta os parâmetros da educação inclusiva, e a importância da mesma para esses grupos de pessoas que tem sido historicamente discriminada por serem diferentes. E apresenta uma breve contribuição da neuropsicologia e da psicanalise que favorece o entendimento da educação inclusiva no ambiente escolar. 

 

Downloads

Biografia do Autor

Neuzângela Maria Diniz Lima, Educaler

Mestranda em Ciências da Educação pela Educaler, Pós-Graduada em Educação para Jovens e Adultos pelo Instituto Superior de Educação de Afonso Cláudio, Bacharel e Licenciada em Geografia pela Universidade Católica de Salvador, Professora da Rede Municipal de Camaçari-BA.

Francisco Roberto Diniz Araújo, Educaler

Professor. Orientador. Mestre e Doutor em Ciências da Educação.  Posdoctorado en Psicología con Orientación en Metodología de la Investigación de Revisión - Universidad de Flores (UFLO, Argentina). Professor Bolsista. Professor/Coordenador de teses e dissertações da Universidade de Flores- UFLO, professor lotado na secretaria Municipal de Educação SEMED – São Bento PB. 

Downloads

Publicado

2025-01-16

Como Citar

Lima, N. M. D., & Araújo, F. R. D. (2025). A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: EMINENTE DESAFIO EDUCACIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 1474–1493. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17876