INCLUSÃO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Naiane dos Santos Souza Educaler University
  • Francisco Roberto Diniz Araújo Universidad de Flores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14403

Palavras-chave:

Autismo. Educação inclusiva. Prática docente.

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição genética com características diversas e complexas, que traz prejuízos persistente na comunicação social recíproca e na interação social, padrões restritos e repetitivos de comportamento, esses sintomas estão presentes desde o início da infância e limitam ou prejudicam o funcionamento diário. O indivíduo com TEA é reconhecido como tendo os mesmos direitos que as pessoas com outras deficiências inclusive, o direito à educação inclusiva. Logo, objetiva-se discutir as práticas de inclusão do indivíduo com TEA. Estudo qualitativo e descritivo, do tipo revisão de literatura narrativa, no qual, foram analisados textos encontrados na base de dados da Scielo, analisados e estruturados em eixos temáticos que abordam o papel da escola frente ao Transtorno do Espectro Autista, o trabalho docente com os alunos TEA, e limites e possibilidades educacionais para os alunos com TEA. Observa-se que na pesquisa realizada houve poucas discussões quanto a participação ou papel da família dos alunos com TEA.  A partir dessa pesquisa, foi possível concluir que se faz necessário uma reavaliação do ensino regular para o estabelecimento de ações que preparem os professores para atuar na educação inclusiva, forneça subsídios para essa atuação, convide e estimule os pais a participarem de forma mais ativa da educação dos seus filhos. A educação inclusiva só será efetiva se for realizada de forma contínua, reflexiva e com a participação de todos.

Biografia do Autor

Naiane dos Santos Souza, Educaler University

Mestranda pela Educaler University - Flórida- USA. Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) . Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Vale do São Francisco( UNIVASF). Bacharel em Enfermagem pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora efetiva da Secretaria de Educação- Monte Santo – BA. 

Francisco Roberto Diniz Araújo, Universidad de Flores

Pós-Doutor em Psicologia com Orientação em Metodologia de Pesquisa de Revisão - pela Universidad de Flores UFLO – Argentina. Pós-doutor em Educação Especial pela Université Libre des Sciences de L'Homme de Paris - Paris França. Mestrado e Doutorado em Ciências da Educação pela - UDS/UCSAL - Paraguai/Brasil. Graduado - licenciatura plena em Pedagogia - Universidade Estadual Vale do Acaraú.  Professor/orientador/avaliador de teses e Pesquisador da Unersidad de Flores - UFLO – AR. Professor formador de cursos de pós-graduação do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB/CAPES).  Professor efetivo lotado na secretaria de educação - São Bento, PB. 

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Publicado

2024-06-13

Como Citar

Souza, N. dos S., & Araújo, F. R. D. (2024). INCLUSÃO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 2327–2338. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14403