INCENTIVO À LEITURA E A INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DA LUDICIDADE

Autores

  • Núbia dos Santos Cruz Educaler University
  • Francisco Roberto Diniz Araújo Educaler University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15195

Palavras-chave:

Pessoa com Deficiência (PCD). Lúdico. Inclusão. Incentivo a leitura.

Resumo

Entender as transformações creditadas ao constuto da educação nos dias atuais, salientando expecificamente para o aumento no número de casos de crianças PCD (pessoa com deficiencia) que podem ser ocasionadas por condições físicas ou mentais, torna-se uma tarefa desafiadora. Assim partindo do pressuposto que todo aluno obtem o direito legal de ser inserido em turmas regulares, somos arremetidos a uma reflexão extremenente necessária na qual podemos identificar agentes limitadores os quais corroboram negativamente com a citada circunstância, uma vez que as instituições educacionais e docentes em sua significativa maioria não dispõem de condições para uma atuação qualificada e exitosa diante do conceito de inclusão. O professor exerce papel fundamental no processo de construção do conhecimento, devendo esse utilizar toda e qualquer ferramenta a qual possa agregar ao aludido processo, uma relação mais sensível, fundamentada na afetividade. A ludicidade identificada através dos jogos criativos, pode se apresentar como uma ferramenta agregadora, tendo em vista os resultados empiricos compartilhados entre os docentes, externalizando resultados positivos diante das abordagens de inclusão entre discentes com ou sem alguma condiçaõ específica. Dito isso, livros didáticos e jogos criativos geram mecanismos de aprendizado enveredando por experimentações sensoriais e sentimentais nas quais os alunos e alunas são estimulados a lidarem com desafiados, ligados a suas percepções sensoriais e sentimentais, estimulando curiosidades e autoconfiança tão necessárias aos desafios vigentes nos processos de inclusão social.  No sentido em questão, o presnete artigo por meio de pesquisa bibliografica, busca demonstrar que a aplicação do lúdico atua de forma positiva, icentivando a leitura, gerando uma atmosfera de inclusão, permitindo que o aluno com PCD, obtenha seu direito legal exercido, preservando sua dignidade social enaltecida, obtendo uma educação de qualidade oportunizada de forma igualitária, isenta de atos discriminatórios, tornando a construção do conhecimento em uma relação saudável e prazerosa.

Biografia do Autor

Núbia dos Santos Cruz, Educaler University

Mestranda do Curso de Ciências da Educação da Educaler University.

Francisco Roberto Diniz Araújo, Educaler University

Mestrado e Doutorado em Ciências da Educação pela-UDS. Pós-Doutor em Psicologia pela Universidad de Flores -UFLO –AR. Pós-graduando em Bioética pelo Instituto Federal Sul de Minas-IFSULDEMINAS. Professor/orientador e Pesquisador da UFLO –AR. Professor efetivo lotado na secretaria de educação -São Bento PB.

Downloads

Publicado

2024-08-23

Como Citar

Cruz, N. dos S., & Araújo, F. R. D. (2024). INCENTIVO À LEITURA E A INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DA LUDICIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 2937–2949. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15195