OS ESPAÇOS E AS PRÁTICAS DE LEITURA DA LITERATURA INFANTIL

Autores

  • Andreia da Silva Antunes Educaler
  • Francisco Roberto Diniz Araújo Educaler

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14089

Palavras-chave:

Aprendizagem. Criança. Leitura. Literatura infantil.

Resumo

Este artigo tem como temática: “Os espaços e as práticas de leitura da literatura Infantil’’, o qual pretende discutir e ampliar o entendimento, além de provocar uma reflexão voltada para a importância da literatura infantil para o desenvolvimento de várias competências e habilidades na criança, principalmente na leitura, a qual abre caminhos, emancipa, liberta, amplia o repertório de perspectivas sobre a realidade e proporciona oportunidades de conviver melhor em sociedade ao receber o estimulo de atuar socialmente e politicamente. A literatura infantil é um recurso lúdico e encantador disponível na escola, por isso consegue despertar a atenção e curiosidade na criança. As leituras confirmaram que ela é uma aliada no desenvolvimento social, intelectual e emocional, ajudando-a superar desafios, a ser criativa, pois ela é essencial e deve fazer parte do cotidiano escolar e está presente em diferentes espaços, visando assim uma melhor aprendizagem. Através da pesquisa bibliográfica é possível afirmar que a criança que é motivada, tem acesso e contato com os livros literários desde a sua infância tende a ter um melhor desempenho e facilidade para compreender e buscar meios de transformar a sua realidade, se tornando cada vez mais crítica e reflexiva.

Biografia do Autor

Andreia da Silva Antunes, Educaler

Graduada em Pedagogia pela Faculdade do Sertão Baiano-FASB; Especialização em Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (FASB); Pós- graduação Lato Sensu em Pedagogia Histórico-Crítica para as Escola do Campo, Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Francisco Roberto Diniz Araújo, Educaler

Pós-Doutor em Psicologia pela universidad de Flores –UFLO-AR.Mestrado e Doutorado em Ciências da Educação pela-UDS.Professor /orientador e pesquisador da UFLO-AR.Professor efetivo lotado na secretaria de educação-São Bento PB.

Downloads

Publicado

2024-05-20

Como Citar

Antunes, A. da S., & Araújo, F. R. D. (2024). OS ESPAÇOS E AS PRÁTICAS DE LEITURA DA LITERATURA INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 3825–3841. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14089