AMBIENTE ESCOLAR: DESAFIOS E INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO NEUROLÓGICO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - TEA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13964

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista. Ambiente Escolar. Desenvolvimento Neurologico.

Resumo

Este estudo aborda as complexas interações entre as características do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o ambiente escolar. Utilizando a metodologia exploratória-descritiva, a pesquisa buscou uma compreensão aprofundada das experiências de crianças com TEA no ambiente educacional, destacando os desafios enfrentados e as estratégias de adaptação adotadas. Os resultados revelaram a sensibilidade sensorial como um desafio significativo no ambiente escolar, com estímulos como luzes brilhantes, ruídos intensos e texturas desconfortáveis, impactando negativamente o bem-estar e o engajamento das crianças. A rigidez comportamental, característica comum no TEA, também se mostra como um desafio na adaptação às demandas estruturais e dinâmicas do ambiente escolar convencional. A discussão destaca a importância de estratégias adaptativas e personalizadas, reconhecendo a necessidade de ambientes sensorialmente adaptados e a personalização de rotinas, bem como práticas pedagógicas inclusivas e eficazes, enfatizando a colaboração entre educadores, profissionais de saúde e familiares. Conclui-se que a compreensão da interação entre o TEA e o ambiente escolar é crucial para promover a inclusão e o desenvolvimento positivo dessas crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mércia Denise Araujo da Silva, Educaler University

Mestranda do curso de Educação da Educaler University, especialista em Psicopedagogia Aplicada à Educação Infantil e series iniciais do Ensino Fundamental, pela UNEB (Universidade Estadual da Bahia), Pedagoga pela Faculdade Intervale e Licenciada em Letras Habilitação em português/Inglês e Literaturas pela UNEB (Universidade Estadual da Bahia), professora da rede municipal de ensino de Araci-BA. mel.denise@hotmail.com

Francisco Roberto Diniz Araújo, Universidad de Flores - UFLO

Mestrado e Doutorado em Ciências da Educação pela - UDS. Pós-Doutor em Psicologia pela Universidad de Flores - UFLO – AR. Pós-graduando em Bioética pelo Instituto Federal Sul de Minas – IFSULDEMINAS. Professor/orientador e Pesquisador da UFLO – AR. Professor efetivo lotado na secretaria de educação - São Bento PB.

Downloads

Publicado

2024-05-15

Como Citar

Silva, M. D. A. da, & Araújo, F. R. D. (2024). AMBIENTE ESCOLAR: DESAFIOS E INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO NEUROLÓGICO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - TEA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 2683–2694. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13964