A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CENÁRIO ATUAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17877Palavras-chave:
Contextualização. Educação Inclusiva. Leis transformações. Direitos.Resumo
A educação inclusiva é tema discutido em todas as instituições de cunho educativo, na atualidade. O presente artigo aborda o tema contextualizando com o cenário atual. O objetivo é dar um panorama da situação a partir das leis que as fundamentam no Brasil. Por ser uma pesquisa básica, qualitativa exploratória que pretende fazer conhecer como o assunto está acontecendo em meio de vivência. A pesquisa ocorreu-se por meio de uma busca criteriosa de revisão bibliográfica através das plataformas digitais da Lilacs, Scielo e Google Acadêmico, de artigos, livros e sites, no período de 2008 a 2024. Faz-se uma analisar dos aspectos fundamentais na efetivação, as transformações exigidas no âmbito das formações dos profissionais, dos recursos ambientais e materiais, para a implantação efetiva nos ambientes escolares regular. Apresenta considerações sobre o “novo paradigma” da escola que compreende não apenas encontrar formas de permanência do público alvo nas escolas, mas que favoreça a garantia dos direitos à escola nos moldes de suas necessidades e o desenvolvimento social, cultural, e cognitivo de todos os estudantes e torne-se Educação Inclusiva de fato.
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