A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CENÁRIO ATUAL

Autores

  • Neuzângela Maria Diniz Lima Educaler
  • Francisco Roberto Diniz Araújo Educaler

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17877

Palavras-chave:

Contextualização. Educação Inclusiva. Leis transformações. Direitos.

Resumo

A educação inclusiva é tema discutido em todas as instituições de cunho educativo, na atualidade. O presente artigo aborda o tema contextualizando com o cenário atual.  O objetivo é dar um panorama da situação a partir das leis que as fundamentam no Brasil.  Por ser uma pesquisa básica, qualitativa exploratória que pretende fazer conhecer como o assunto está acontecendo em meio de vivência. A pesquisa ocorreu-se por meio de uma busca criteriosa de revisão bibliográfica através das plataformas digitais da Lilacs, Scielo e Google Acadêmico, de artigos, livros e sites, no período de 2008 a 2024.  Faz-se uma analisar dos aspectos fundamentais na efetivação, as transformações exigidas no âmbito das formações dos profissionais, dos recursos ambientais e materiais, para a implantação efetiva nos ambientes escolares regular. Apresenta considerações sobre o “novo paradigma” da escola que compreende não apenas encontrar formas de permanência do público alvo nas escolas, mas que favoreça a garantia dos direitos à escola nos moldes de suas necessidades e o desenvolvimento social, cultural, e cognitivo de todos os estudantes e torne-se Educação Inclusiva de fato.

 

Downloads

Biografia do Autor

Neuzângela Maria Diniz Lima, Educaler

Mestranda em Ciências da Educação pela Educaler, Pós-Graduada em Educação para Jovens e Adultos pelo Instituto Superior de Educação de Afonso Cláudio, Bacharel e Licenciada em Geografia pela Universidade Católica de Salvador, Professora da Rede Municipal de Camaçari-BA.

Francisco Roberto Diniz Araújo, Educaler

Professor. Orientador. Mestre e Doutor em Ciências da Educação.  Posdoctorado en Psicología con Orientación en Metodología de la Investigación de Revisión - Universidad de Flores (UFLO, Argentina). Professor Bolsista. Professor/Coordenador de teses e dissertações da Universidade de Flores- UFLO, professor lotado na secretaria Municipal de Educação SEMED – São Bento PB. 

Downloads

Publicado

2025-01-24

Como Citar

Lima, N. M. D., & Araújo, F. R. D. (2025). A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CENÁRIO ATUAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 2205–2221. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17877