IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL: LEGISLAÇÃO E CAMINHOS PERCORRIDOS

Autores

  • Iêda de Oliveira Costa Cardoso COLLEGE EDUCALER
  • Alexandra Moreno Pinho COLLEGE EDUCALER

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12162

Palavras-chave:

Educação Especial.Educação Inclusiva. Acessibilidade.

Resumo

Para compreender melhor o cenário da educação especial na perspectiva da educação inclusiva este artigo tem por objetivo fazer um levantamento da legislação referente à educação especial para identificar quais caminhos percorridos até então. Diante da necessidade de identificar um arcabouço de leis de inclusão, adotamos o metodo de pesquisa bibliográfica para levantamento das informações que foram analisadas com base em pesquisadores do campo da educação inclusiva. Entre os resultados obtidos identificamos que a perspectiva da inclusão é uma demanda antiga no cenário nacional que, inicialmente, se limitava as instituições privadas e assistencialistas. Com o desenvolvimento da sociedade, a compreensão acerca dos direitos universais também foram alteradas, o que proporcionou uma nova visão sobre a necessidade de universalização dos direitos básicos, o que inclui o acesso à Educação e a Saúde. Identificamos com isso que a legislação avançou significativamente com o auxílio de profissionais da educação, pessoas engajadas na causa e representantes da sociedade civil, em paralelo com o intresse de representantes públicos, porém no cenário escolar a aplicalidade ainda é limitada e a lei não é suficiente para assegurar a inclusão e a representatividade. Gerando assim, a necessidade de mais mecanismos de controle para garantir o acesso, permanência e inclusão de pessoas com deficiências e outras necessidades com acessibilidade à educação pública, gratuita e de qualidade.

Biografia do Autor

Iêda de Oliveira Costa Cardoso, COLLEGE EDUCALER

Licenciatura em Biologia - Faculdade de Tecnologia Ciências/FTC, Especialização - Educação Ambiental e Sustentabilidade - UNINTER, Especialização - Ensino de Ciências para os anos finais do Ensino Fundamental - Ciência é Dez – UFRB, mestranda da COLLEGE EDUCALER.

Alexandra Moreno Pinho, COLLEGE EDUCALER

Doutora em Educação (Universidade de Barcelona), Mestre em Terapia Corporal e Psicomotricidade (Universidade de Barcelona). Licenciada em Pedagogia (UCSAL), professora e orientadora da COLLEGE EDUCALER. 

Downloads

Publicado

2023-12-21

Como Citar

Cardoso, I. de O. C., & Pinho, A. M. (2023). IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL: LEGISLAÇÃO E CAMINHOS PERCORRIDOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(11), 3974–3983. https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12162