A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO

Autores

  • Mayderson da Costa Araújo Instituto Federal do Amazonas
  • Marinalva Vaz da Costa Instituto Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.6062

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Sociedade. Pessoas com Deficiência.

Resumo

Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre a educação inclusiva no sistema de ensino brasileiro. Verificou-se no trabalho que o governo federal vem ampliando os esforços para garantir a educação inclusiva no ensino regular nas escolas públicas e privadas do país. No entanto, esse processo ainda está longe de ser concluído, tendo em vista a necessidade de mudanças estruturais e ideológicas que proporcione uma real inclusão de pessoas com deficiência, mesmo que o país tenha alcançado vitórias importantes na luta pela igualdade de direitos e qualidade de vida expressamente assinalados na Constituição Federal de 1988. Contudo, a educação brasileira vem sendo tema de intensos debates, discussões e edição de leis que buscam promover a equanimidade de direitos a todos os alunos. Assim, o estudo se caracteriza como qualitativo e descritivo. Quanto aos procedimentos técnicos foi realizado um levantamento bibliográfico e documental em estudos anteriormente publicados em: livros, teses, dissertações, artigos, e demais publicações que versam sobre o tema. Este trabalho é relevante por expor a necessidade de formação de conhecimento sobre a inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular e para trazer o tema ao campo do debate e das discussões para que seja possível encontrar soluções aos problemas de inclusão que ainda afligem a sociedade.

Biografia do Autor

Mayderson da Costa Araújo, Instituto Federal do Amazonas

Especialista em Filosofia da Educação pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM). E-mail: mayderson123@gmail.com. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5075003560295120. ORCID https://orcid.org/0000-0001-8633-851X.

Marinalva Vaz da Costa, Instituto Federal do Amazonas

Especialista em Filosofia da Educação pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM). E-mail: marinalvavaz5@gmail.com. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5367690670158018. ORCID https://orcid.org/0000-0002-3333-3499

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Araújo, M. da C. ., & Costa, M. V. da . (2022). A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 1326–1341. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.6062