A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.6062Palavras-chave:
Educação Inclusiva. Sociedade. Pessoas com Deficiência.Resumo
Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre a educação inclusiva no sistema de ensino brasileiro. Verificou-se no trabalho que o governo federal vem ampliando os esforços para garantir a educação inclusiva no ensino regular nas escolas públicas e privadas do país. No entanto, esse processo ainda está longe de ser concluído, tendo em vista a necessidade de mudanças estruturais e ideológicas que proporcione uma real inclusão de pessoas com deficiência, mesmo que o país tenha alcançado vitórias importantes na luta pela igualdade de direitos e qualidade de vida expressamente assinalados na Constituição Federal de 1988. Contudo, a educação brasileira vem sendo tema de intensos debates, discussões e edição de leis que buscam promover a equanimidade de direitos a todos os alunos. Assim, o estudo se caracteriza como qualitativo e descritivo. Quanto aos procedimentos técnicos foi realizado um levantamento bibliográfico e documental em estudos anteriormente publicados em: livros, teses, dissertações, artigos, e demais publicações que versam sobre o tema. Este trabalho é relevante por expor a necessidade de formação de conhecimento sobre a inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular e para trazer o tema ao campo do debate e das discussões para que seja possível encontrar soluções aos problemas de inclusão que ainda afligem a sociedade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY