A IMPORTÂNCIA DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Leire Laura Modena Martins UNIPLAN
  • Pâmella Calixto de Sousa UNIPLAN
  • Thaynara Pereira de Jesus Martins UNIPLAN
  • Halline Cardoso Jurema Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN) https://orcid.org/0000-0001-9865-3285

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18430

Palavras-chave:

Inclusão. Educação Física Adaptada. Pessoas com Deficiência.

Resumo

A pesquisa investigou a contribuição da Educação Física Adaptada (EFA) para a inclusão de pessoas com deficiência (PcD), destacando seu papel no bem-estar e integração social. Trata-se de um estudo bibliográfico baseado na análise de artigos científicos publicados entre 2020 e 2025, utilizando bases de dados como o Google Acadêmico e a metodologia PRISMA para a seleção dos estudos. Os resultados evidenciaram que a EFA promove inclusão social, desenvolvimento motor e cognitivo, além de fortalecer a autoestima e a socialização das PcD. O esporte mostrou-se fundamental na promoção da saúde mental e na redução de barreiras atitudinais. Entretanto, desafios como a falta de professores especializados, infraestrutura integrada e resistência dos docentes à adaptação das atividades ainda persistem. A pesquisa conclui que a EFA é essencial para a inclusão, mas sua efetividade depende de investimentos em capacitação docente, infraestrutura acessível e estratégias pedagógicas inclusivas. A implementação de políticas educacionais voltadas à acessibilidade pode garantir a participação ativa do PcD, contribuindo para uma sociedade mais equitativa e inclusiva.

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Biografia do Autor

Leire Laura Modena Martins, UNIPLAN

Acadêmica do curso de Educação Física. Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN).

Pâmella Calixto de Sousa, UNIPLAN

Acadêmica do curso de Educação Física. Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN).

Thaynara Pereira de Jesus Martins, UNIPLAN

Acadêmica do curso de Educação Física. Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN).

Halline Cardoso Jurema, Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN)

Graduada em Enfermagem, pela Universidade de Gurupi (UnirG) - 2019. Pós-graduada em Ginecologia e Obstetrícia, pela Faculdade Faveni - 2020. Pós-graduada em Metodologia da Pesquisa Científica, pelo Centro Universitário Cidade Verde (UniCV) - 2022. Docente do Centro Universitário UNIPLAN (2021-2025). Tutora EAD na UnirG (2023 - 2025). Docente Substituta na UnirG (2024-2025). Mestranda em Biotecnologia (UFT). Com experiência na docência do ensino superior, nas disciplinas de Pesquisa e Iniciação Científica, Metodologia da Pesquisa, Projeto de Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso.

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Publicado

2025-04-14

Como Citar

Martins, L. L. M., Sousa, P. C. de, Martins, T. P. de J., & Cardoso Jurema, H. (2025). A IMPORTÂNCIA DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 1858–1869. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18430