A IMPORTÂNCIA DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18430Palavras-chave:
Inclusão. Educação Física Adaptada. Pessoas com Deficiência.Resumo
A pesquisa investigou a contribuição da Educação Física Adaptada (EFA) para a inclusão de pessoas com deficiência (PcD), destacando seu papel no bem-estar e integração social. Trata-se de um estudo bibliográfico baseado na análise de artigos científicos publicados entre 2020 e 2025, utilizando bases de dados como o Google Acadêmico e a metodologia PRISMA para a seleção dos estudos. Os resultados evidenciaram que a EFA promove inclusão social, desenvolvimento motor e cognitivo, além de fortalecer a autoestima e a socialização das PcD. O esporte mostrou-se fundamental na promoção da saúde mental e na redução de barreiras atitudinais. Entretanto, desafios como a falta de professores especializados, infraestrutura integrada e resistência dos docentes à adaptação das atividades ainda persistem. A pesquisa conclui que a EFA é essencial para a inclusão, mas sua efetividade depende de investimentos em capacitação docente, infraestrutura acessível e estratégias pedagógicas inclusivas. A implementação de políticas educacionais voltadas à acessibilidade pode garantir a participação ativa do PcD, contribuindo para uma sociedade mais equitativa e inclusiva.
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