PROTOCOLO DE EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NÍVEIS I E II
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21061Palavras-chave:
Autismo. Atividade Física. Exercícios Motores.Resumo
O presente estudo teve como objetivo desenvolver um protocolo de exercícios físicos, baseado em evidências científicas, para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) níveis 1 e 2, visando o aprimoramento das habilidades motoras, cognitivas e sociais. Trata-se de uma revisão bibliográfica narrativa, realizada no Google Acadêmico entre abril e agosto de 2025. Foram incluídos artigos publicados dentro do recorte temporal definido que abordassem exercícios físicos, atividades motoras e estratégias de intervenção em crianças com TEA. Excluíram-se estudos duplicados, fora do período estabelecido ou que não apresentassem fundamentação científica. Inicialmente, 78 estudos foram identificados e, após aplicação dos critérios de seleção, seis compuseram a análise detalhada. A partir das evidências encontradas, elaborou-se um protocolo ilustrado de exercícios adaptados, contemplando aspectos motores, sociais e sensoriais. Os resultados evidenciaram que a prática de exercícios físicos contribui significativamente para o desenvolvimento global de crianças com TEA, favorecendo o equilíbrio, a coordenação motora, a interação social e a autonomia. Atividades lúdicas e adaptadas, como circuitos de cores, desafios de equilíbrio e jogos cooperativos, mostraram-se eficazes para promover engajamento e inclusão. Conclui-se que a proposta de protocolo pode auxiliar profissionais de educação física na promoção de um ambiente inclusivo, saudável e estimulante. Recomenda-se, em estudos futuros, a elaboração de protocolos específicos para crianças com TEA nível 3, considerando suas particularidades de suporte.
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