PROTOCOLO DE EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NÍVEIS I E II

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21061

Palavras-chave:

Autismo. Atividade Física. Exercícios Motores.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo desenvolver um protocolo de exercícios físicos, baseado em evidências científicas, para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) níveis 1 e 2, visando o aprimoramento das habilidades motoras, cognitivas e sociais. Trata-se de uma revisão bibliográfica narrativa, realizada no Google Acadêmico entre abril e agosto de 2025. Foram incluídos artigos publicados dentro do recorte temporal definido que abordassem exercícios físicos, atividades motoras e estratégias de intervenção em crianças com TEA. Excluíram-se estudos duplicados, fora do período estabelecido ou que não apresentassem fundamentação científica. Inicialmente, 78 estudos foram identificados e, após aplicação dos critérios de seleção, seis compuseram a análise detalhada. A partir das evidências encontradas, elaborou-se um protocolo ilustrado de exercícios adaptados, contemplando aspectos motores, sociais e sensoriais. Os resultados evidenciaram que a prática de exercícios físicos contribui significativamente para o desenvolvimento global de crianças com TEA, favorecendo o equilíbrio, a coordenação motora, a interação social e a autonomia. Atividades lúdicas e adaptadas, como circuitos de cores, desafios de equilíbrio e jogos cooperativos, mostraram-se eficazes para promover engajamento e inclusão. Conclui-se que a proposta de protocolo pode auxiliar profissionais de educação física na promoção de um ambiente inclusivo, saudável e estimulante. Recomenda-se, em estudos futuros, a elaboração de protocolos específicos para crianças com TEA nível 3, considerando suas particularidades de suporte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Saymon Lima Barros, UNIPLAN

Graduando do curso de Educação Física, Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN).

Matheus Lopes da Silva, UNIPLAN

Graduando do curso de Educação Física, Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN).

Breno Gonçalves Borges, UNIPLAN

Graduando do curso de Educação Física, Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN).

Halline Cardoso Jurema, UNIPLAN

Enfermeira, Universidade de Gurupi (UnirG), Mestre em Biotecnologia, Universidade Federal do Tocantins (UFT), orientadora do curso de Enfermagem do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN).

 

Downloads

Publicado

2025-11-10

Como Citar

Barros, R. S. L., Silva, M. L. da, Borges, B. G., & Jurema, H. C. (2025). PROTOCOLO DE EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NÍVEIS I E II. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 2249–2259. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21061