A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EFETIVA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22910Palavras-chave:
Formação Docente. Educação Inclusiva. Ensino médio.Resumo
O artigo trata de uma revisão de escopo, que tem como objetivo mapear de que forma a formação docente contribui para a inclusão efetiva de estudantes com deficiência no ensino médio. As diretrizes do PRISMA-ScR foram adotadas e utilizou se o modelo PCC (População, Conceito e Contexto) para a seleção dos estudos nas bases SciELO, ERIC, Scopus e Google Scholar, incluindo publicações entre os anos de 2010 e 2025. Os resultados mostraram uma diferença geográfica, com prevalência de 60% das pesquisas brasileiras, em escolas públicas e que tinham como abordagem metodológica o método qualitativo. qualitativa. A formação inicial se apresentou insuficiente, levando a educação a se apoiar na educação continuada como um mecanismo de suprir as lacunas e dificuldades. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi citado como umas das maiores dificuldades relatadas pelos docentes, causado pela dificuldade de lidar com as particularidades que o espectro demanda. Portanto, é possível observar que existe uma carência curricular para lidar com a inclusão, colocando a formação continuada como essencial para a prática docente inclusiva. Por fim, apenas a formação inicial e continuadas não conseguem por si só eficientes, a articulação com políticas públicas equitativas são essenciais para que a educação inclusiva seja efetiva.
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