A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EFETIVA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Arlete Alves dos Santos Christian Business School
  • Rozineide Iraci Pereira da Silva Christian Business School
  • Odete Aparecida Sperandio Christian Business School
  • Maria Antônia de Freitas Miranda Christian Business School
  • Natanael Nunes Viçosi Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22910

Palavras-chave:

Formação Docente. Educação Inclusiva. Ensino médio.

Resumo

O artigo trata de uma revisão de escopo, que tem como objetivo mapear de que forma a formação docente contribui para a inclusão efetiva de estudantes com deficiência no ensino médio. As diretrizes do PRISMA-ScR foram adotadas e utilizou se o modelo PCC (População, Conceito e Contexto) para a seleção dos estudos nas bases SciELO, ERIC, Scopus e Google Scholar, incluindo publicações entre os anos de 2010 e 2025. Os resultados mostraram uma diferença geográfica, com prevalência de 60% das pesquisas brasileiras, em escolas públicas e que tinham como abordagem metodológica o método qualitativo. qualitativa. A formação inicial se apresentou insuficiente, levando a educação a se apoiar na educação continuada como um mecanismo de suprir as lacunas e dificuldades. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi citado como umas das maiores dificuldades relatadas pelos docentes, causado pela dificuldade de lidar com as particularidades que o espectro demanda. Portanto, é possível observar que existe uma carência curricular para lidar com a inclusão, colocando a formação continuada como essencial para a prática docente inclusiva. Por fim, apenas a formação inicial e continuadas não conseguem por si só eficientes, a articulação com políticas públicas equitativas são essenciais para que a educação inclusiva seja efetiva.

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Biografia do Autor

Arlete Alves dos Santos, Christian Business School

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Christian Business School, Licenciada em Letras Literatura pela Unir, Especialização Gestão Escolar pela Unir.

Rozineide Iraci Pereira da Silva, Christian Business School

PhD. Doutora em ciências da educação. Mestra em ciências da educação, especialista em escrita avançada. Psicopedagoga. Pedagoga. Professora e orientadora da Christian Business School  - CBS.

Odete Aparecida Sperandio, Christian Business School

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Christian Business School, licenciada em História e especialização em História Contemporânea.

Maria Antônia de Freitas Miranda, Christian Business School

Superior em Matemática Especialização em Educação e Novas Tecnologias Mestrando em Ciências da Educação Cristian Business School. 

Natanael Nunes Viçosi, Christian Business School

Letras e Literatura. Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Christian Business School. Pós-graduação Didática e Metodologia do Ensino Superior.  

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Publicado

2025-12-11

Como Citar

Santos, A. A. dos, Silva, R. I. P. da, Sperandio, O. A., Miranda, M. A. de F., & Viçosi, N. N. (2025). A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EFETIVA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 3992–4005. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22910