EDUCAÇÃO INFANTIL: A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E A METODOLOGIA SUGERIDA COM OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

https://doi.org/10.29327/211653.6.2-3

Autores

  • Ana Cleide da Silva Atenas College University
  • Diógenes José Gusmão Coutinho Atenas College University

Palavras-chave:

Desenvolvimento Infantil. Legislação. Currículo. Metodologia.

Resumo

O presente artigo traz uma abordagem reflexiva da organização curricular que se tem hoje para Educação Infantil com a promulgação da BNCC e a trajetória curricular nas últimas décadas por meio de revisões bibliográficas nas legislações brasileiras, nas bibliografias como livros, artigos científicos, revistas e documentos eletrônicos contemporâneos e tradicionais na busca e alocação de conhecimento sobre a educação infantil, sua importância e sua trajetória tudo discorrido por um referencial teórico que conceitua de forma breve o panorama legislativo com as diretrizes e referenciais curriculares para educação infantil a própria Base Comum Curricular para Educação Infantil onde o referido documento reforça a organização curricular e normatiza as atividades nesta etapa com pilares firmados em Direitos de Aprendizagens e com premissas em seis bases que são: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se, a serem desenvolvidas em um contexto concreto de experimentos que propicie as crianças a desenvolver-se por meio do qual a BNCC sabiamente apresenta como “campos de experiências” e por fim a metodologia ativa que no que lhe concerne não é atual surgiu com o rompimento da pedagogia tradicional depois de muitas lutas dos seus precursores através de muita dedicação em estudos e afinco, conseguiu se firmar por sua eficácia comprovada na vida escolar e pessoal dos indivíduos quando fora defendida por vários revolucionários da educação mundial, aqui trazemos o Jean Piaget (1896-1980) que considera que o conhecimento dá-se de forma interacionista dos indivíduos com os objetos do conhecimento e se respeitando cada fase do desenvolvimento orgânico da vida do ser, principalmente no que cerne o desenvolvimento cognitivo da criança e para que isso aconteça Piaget enfatiza que o sistema educacional deve criar método que viabilizem essa interação intencional que estimulem essa construção, considera-se que a trajetória curricular tem agregado valores reais para a construção histórica social da Educação Infantil.

Biografia do Autor

Ana Cleide da Silva, Atenas College University

Graduada em Pedagogia pela UNITINS. Pós-graduação Lato Sensu em Psicopedagogia pela FAEL. Aluna de Especialização em Pesquisa Avançada pela Faculdade Alpha e Mestranda pela Atenas College University. E-mail:anacleide292011@hotmail.com.

Diógenes José Gusmão Coutinho, Atenas College University

Graduado em Biologia Pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Doutor em Biologia pela Universidade Federal de Pernambuco, Professor e Coordenador do Curso de Mestrado em Direito Pela Faculdade ALPHA - Atenas College University - Estados Unidos. E-mail.: alphadiogenes@gmail.com.

Downloads

Publicado

2020-02-29

Como Citar

Cleide da Silva, A., & José Gusmão Coutinho, D. (2020). EDUCAÇÃO INFANTIL: A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E A METODOLOGIA SUGERIDA COM OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: https://doi.org/10.29327/211653.6.2-3. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(2), 29–51. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/70