EDUCAÇÃO INFANTIL: A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E A METODOLOGIA SUGERIDA COM OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
https://doi.org/10.29327/211653.6.2-3
Palavras-chave:
Desenvolvimento Infantil. Legislação. Currículo. Metodologia.Resumo
O presente artigo traz uma abordagem reflexiva da organização curricular que se tem hoje para Educação Infantil com a promulgação da BNCC e a trajetória curricular nas últimas décadas por meio de revisões bibliográficas nas legislações brasileiras, nas bibliografias como livros, artigos científicos, revistas e documentos eletrônicos contemporâneos e tradicionais na busca e alocação de conhecimento sobre a educação infantil, sua importância e sua trajetória tudo discorrido por um referencial teórico que conceitua de forma breve o panorama legislativo com as diretrizes e referenciais curriculares para educação infantil a própria Base Comum Curricular para Educação Infantil onde o referido documento reforça a organização curricular e normatiza as atividades nesta etapa com pilares firmados em Direitos de Aprendizagens e com premissas em seis bases que são: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se, a serem desenvolvidas em um contexto concreto de experimentos que propicie as crianças a desenvolver-se por meio do qual a BNCC sabiamente apresenta como “campos de experiências” e por fim a metodologia ativa que no que lhe concerne não é atual surgiu com o rompimento da pedagogia tradicional depois de muitas lutas dos seus precursores através de muita dedicação em estudos e afinco, conseguiu se firmar por sua eficácia comprovada na vida escolar e pessoal dos indivíduos quando fora defendida por vários revolucionários da educação mundial, aqui trazemos o Jean Piaget (1896-1980) que considera que o conhecimento dá-se de forma interacionista dos indivíduos com os objetos do conhecimento e se respeitando cada fase do desenvolvimento orgânico da vida do ser, principalmente no que cerne o desenvolvimento cognitivo da criança e para que isso aconteça Piaget enfatiza que o sistema educacional deve criar método que viabilizem essa interação intencional que estimulem essa construção, considera-se que a trajetória curricular tem agregado valores reais para a construção histórica social da Educação Infantil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição CC BY