DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO ATUAL

Autores

  • Maria do Perpétuo Socorro Pereira Franco Universidade Federal do Amazonas-UFAM
  • Jaime Lopes Pereira Universidade Federal do Amazonas – UFAM
  • João Lopes Pereira UNINORTE
  • Mônica Coelho Bifon Universidade Federal do Tocantins
  • Francisca Lima Barros Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.18111

Palavras-chave:

Educação. Prática pedagógica. Ensino-aprendizagem.

Resumo

A sociedade mudou muito desde seus primórdios, principalmente no que se diz respeito, não só a evolução humana e social, mas também tecnológica e científica. Por trás de toda essa mudança a escola busca se enquadrar e se estruturar em um novo contexto educacional que envolva o aluno e que, principalmente, não fique a mercê das novas tecnologias e de todo este desenvolvimento. Para tanto a prática pedagógica, além de ser dinâmica, deve ser moderna e inclusiva, cabendo ao professor fazer parte deste dinamismo e auto incluir-se neste desenvolvimento, quebrando praticamente todo o tradicionalismo das escolas convencionais e abrindo novos caminhos didáticos para a prática de ensino, para então, ter sucesso pleno no mecanismo do ensino-aprendizagem. A escola como um todo deve ser bem mais do que a extensão da casa do aluno, mas também, deve ser a própria extensão do mundo, com todos os seus desafios e descobertas, mostrando a estes alunos a verdadeira realidade do que irão enfrentar no futuro. Sair da sala de aula, explorar e conquistar algo novo, diariamente, deve ser bem mais do que um desafio, e sim uma obrigação, tanto para o aluno quanto para o próprio professor.

Downloads

Biografia do Autor

Maria do Perpétuo Socorro Pereira Franco, Universidade Federal do Amazonas-UFAM

Licenciatura Plena em Letras Língua Portuguesa/Licenciatura Plena em Artes Visuais. Ambas pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM. Especialista em Gestão de Educação pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM. Professora.

Jaime Lopes Pereira, Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Licenciatura plena em História pela Universidade Federal  do Amazonas. Especialização em Tecnologia Educacional / Universidade Federal do Amazonas.

João Lopes Pereira, UNINORTE

Licenciatura plena em História pela UNINORTE. Especialização em ensino de História do Brasil /UNINORTE. Professor da rede estadual e municipal.

Mônica Coelho Bifon, Universidade Federal do Tocantins

Pedagogia - Habilitação para Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Administração Escolar. Função desempenhada: professora, orientadora, coorientadora. Supervisora Pedagógica. Universidade Federal do Tocantins - UFT. Formadora de Docentes do Ciclo de Alfabetização pelo programa Pacto pela Alfabetização das crianças Maranhenses, em regime de colaboração entre o estado do MA e o município de Estreito. Coordenadora do PARFOR/UFMA curso de Pedagogia.

Francisca Lima Barros, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Facultad Interamericana de Ciencias Sociales. Magíster en Ciencias de la Educación. Orientadora.

Downloads

Publicado

2021-09-30

Como Citar

Franco, M. do P. S. P., Pereira, J. L., Pereira, J. L., Bifon, M. C., & Barros, F. L. (2021). DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO ATUAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(9), 1567–1586. https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.18111