A APRENDIZAGEM E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10843Palavras-chave:
Alfabetização. Ensino-aprendizagem. Estratégias.Resumo
Um dos múltiplos desafios que vem sendo enfrentado pelas escolas ao longo dos anos é o de fazer com que os estudantes aprendam a ler de forma correta. Pois aquisição da leitura é indispensável para que possa se conduzir com autonomia nas sociedades letradas. A partir desta necessidade o presente estudo teve como principal objetivo identificar as principais dificuldades encontradas no processo de alfabetização e a verificação da melhor estratégia no processo de ensino-aprendizagem da leitura, escrita nas séries iniciais. A metodologia aplicada foi uma pesquisa qualitativa, e o procedimento para levantamento das informações foi um estudo bibliográfico, através de leitura de livros, artigos científicos que tratam do tema. Tendo como resultado a verificação de que as dificuldades de aprendizagem podem ser de ordem cognitiva ou de ordem afetiva, devendo, no entanto, ser diagnosticado pelo professor, encaminhando-o para um acompanhamento psicológico, terapêutico e também psicopedagógico, que deve ser oferecido pela equipe escolar, em sala de aula ou fora dela. Concluindo que é importante que a escola tenha um olhar mais significativo para trabalhar juntamente com seus professores ações que beneficie a aprendizagem e o processo de alfabetização dos alunos nas séries iniciais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY