A PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS ENTRE 4-5 ANOS

Autores

  • Consuelo Conceição Ferreira Gomes Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT
  • Eliane Matos de Moura Pinheiro da Silva Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT
  • Luciana Corrêa de Araújo Rosa Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia
  • Lucélia Gomes Rodrigues Pagnussat Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT
  • Manoel Francelino da Silva Filho FACLIFE
  • Suzi Silva Valle Universidade de Cuiabá – UNIC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11567

Palavras-chave:

Psicomotricidade. Desenvolvimento Motor. Crianças 4-5 anos.

Resumo

Neste estudo é analisada a importância da Psicomotricidade no desenvolvimento de crianças de 4 a 5 anos, faixa etária crucial para o desenvolvimento motor de um indivíduo. Após um estudo bibliográfico sobre o desenvolvimento psicomotor e motor, com foco na faixa etária de destaque, concluiu-se que tal intervenção, se bem implementada através de múltiplos jogos, auxilia diretamente não somente nos aspectos motores, mas também nos aspectos cognitivos e psicossociais, pois proporciona à criança  repertório motor próprio, processo de aprendizagem,  socialização e desenvolvimento e reconhecimento do sentimento humano.

Biografia do Autor

Consuelo Conceição Ferreira Gomes, Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT

Graduada em Letras Português – Literatura pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, Graduada em Pedagogia pela INVEST, Especialista em Alfabetização e Letramento pela INVEST.

Eliane Matos de Moura Pinheiro da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

Graduada em Pedagogia na Educação Infantil e Séries Iniciais pelo Centro Universitário Varzeagrandense – UNIVAG, Especialista em Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.

Luciana Corrêa de Araújo Rosa, Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais pela Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia.

Lucélia Gomes Rodrigues Pagnussat, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Varzeagrandense – UNIVAG. Especialista em Prática Pedagógica na Educação do Campo pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.

Manoel Francelino da Silva Filho, FACLIFE

Graduado em Educação Física pelo  Centro Universitário Varzeagrandense – UNIVAG, Especialista em Educação Física Escolar pela FACLIFE, Especialista em Técnicas e Táticas Esportivas pela FACLIFE.

Suzi Silva Valle, Universidade de Cuiabá – UNIC

Graduada em Educação Física pea Universidade de Cuiabá – UNIC.

Downloads

Publicado

2023-10-24

Como Citar

Gomes, C. C. F., Silva, E. M. de M. P. da, Rosa, L. C. de A., Pagnussat, L. G. R., Silva Filho, M. F. da, & Valle, S. S. (2023). A PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS ENTRE 4-5 ANOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 3619–3624. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11567