BRINCAR, DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR

Autores

  • Eliane Matos de Moura Pinheiro da Silva Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT
  • Manoel Francelino da Silva Filho
  • Suzi Silva Valle Universidade de Cuiabá – UNIC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11566

Palavras-chave:

Aprendizagem. Brincadeira. Desenvolvimento infantil. Psicomotricidade

Resumo

A brincadeira desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e na aprendizagem infantil, permitindo que as crianças explorem seus corpos, interajam com o mundo ao seu redor e desenvolvam habilidades motoras e cognitivas essenciais. Este ensaio teórico destaca a importância do brincar, abordando como as atividades lúdicas e os brinquedos contribuem para o desenvolvimento psicomotor e a aquisição de conhecimento. O texto oferece definições sobre o brincar e os processos de desenvolvimento infantil, servindo como base para profissionais da educação e saúde que desejam utilizar o jogo como uma ferramenta para estimular o crescimento psicomotor e a aprendizagem em contextos educacionais para crianças.

Biografia do Autor

Eliane Matos de Moura Pinheiro da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

Graduada em Pedagogia na Educação Infantil e Séries Iniciais pelo Centro Universitário Varzeagrandense – UNIVAG, Especialista em Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.

Suzi Silva Valle, Universidade de Cuiabá – UNIC

Graduada em Educação Física pela Universidade de Cuiabá – UNIC.

Downloads

Publicado

2023-10-24

Como Citar

Silva, E. M. de M. P. da, Silva Filho, M. F. da, & Valle, S. S. (2023). BRINCAR, DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 3548–3563. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11566