O JOGO DE BOLA DE QUEIMADA

Autores

  • Eliane Matos de Moura Pinheiro da Silva Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT
  • Manoel Francelino da Silva Filho
  • Renata Cristina Neves Góes Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIAVEC
  • Suzi Silva Valle Universidade de Cuiabá – UNIC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11222

Palavras-chave:

Jogo bola queimada. Motricidade Humana. Regras.

Resumo

A essência da moralidade consiste nas regras e no respeito que temos por elas. Assim, deslocamos o foco deste artigo para as etapas de conscientização das regras do jogo de  queimada, pois acreditamos que é a partir desse conhecimento que podemos compreender as atitudes das crianças e das pessoas. É por isso que declaramos que só podemos viver bem em sociedade se pudermos respeitar as regras e normas que nela se aplicam e compreender o seu real significado. No final das contas, devemos tentar compreender por que existe uma determinada regra e se ela é realmente  para o bem comum. Porém, essa compreensão não é dada  nem comunicada, ela é construída para que o sujeito se sinta parte integrante do processo de construção dessas regras. Para isso, estudaremos como ocorre esse processo  de conscientização. De uma perspectiva, a Motricidade Humana busca compreender e transformar a sociedade por meio de estruturas éticas e coletivas e do respeito por si mesmo e pelos outros, e pela moralidade. Propusemo-nos especificamente a estudar a moral das crianças nas escolas para conhecer e analisar o respeito das crianças  pelas regras do jogo de futebol. O jogo de bola queimada, é uma manifestação cultural e muito praticado pelas crianças.

Biografia do Autor

Eliane Matos de Moura Pinheiro da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

Graduada em Pedagogia na Educação Infantil e Séries Iniciais pelo Centro Universitário Varzeagrandense – UNIVAG, Especialista em Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.

Renata Cristina Neves Góes, Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIAVEC

Graduada em Pedagogia pela Faculdades Integradas Mato-Grossenses de Ciências Sociais e Humanas – ICE, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pela Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIAVEC, Especialista em Psicopedagogia Intitucional pela Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIAVEC.      

Suzi Silva Valle, Universidade de Cuiabá – UNIC

Graduada em Educação Física pea Universidade de Cuiabá – UNIC.

Downloads

Publicado

2023-10-11

Como Citar

Silva, E. M. de M. P. da, Silva Filho, M. F. da, Góes, R. C. N., & Valle, S. S. (2023). O JOGO DE BOLA DE QUEIMADA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 1895–1912. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11222