A PSICOMOTRICIDADE COMO FERRAMENTA ALIADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ESPECIAL: IMPACTOS POSITIVOS NA APRENDIZAGEM

Autores

  • Nádia Borba Biondo Pereira UNIFF

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21786

Palavras-chave:

Psicomotricidade. Educação Infantil. Educação Especial.

Resumo

Esse artigo buscou analisar a importância da psicomotricidade como ferramenta aliada na educação infantil e especial, destacando seus impactos positivos no processo de aprendizagem. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, fundamentada em autores como Le Boulch (1987), Fonseca (2012), Vayer (1984), Wallon (1979), Vygotsky (1998) e Gallahue e Ozmun (2005). As obras foram analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2016), o que permitiu identificar três eixos centrais: o desenvolvimento psicomotor, a prática inclusiva e o papel do professor mediador. Os resultados apontaram que a psicomotricidade favorece o desenvolvimento integral da criança, estimulando aspectos cognitivos, motores, afetivos e sociais, além de fortalecer a inclusão e a autonomia dos alunos com deficiência. Conclui-se que integrar o corpo, o movimento e a emoção no processo educativo promove uma aprendizagem mais significativa, lúdica e humanizada, reafirmando a importância da psicomotricidade na construção de uma escola inclusiva e transformadora.

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Biografia do Autor

Nádia Borba Biondo Pereira, UNIFF

Mestranda em Ciência da Educação, Universidade: UNIFF.

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Publicado

2025-11-07

Como Citar

Pereira, N. B. B. (2025). A PSICOMOTRICIDADE COMO FERRAMENTA ALIADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ESPECIAL: IMPACTOS POSITIVOS NA APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 1961–1971. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21786