A PSICOMOTRICIDADE E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL: EM DESTAQUE A PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10237Palavras-chave:
Psicomotricidade. Desenvolvimento infantil. Psicomotricidade relacional. Educação infantil. Integração profissional.Resumo
Este artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica a respeito da psicomotricidade e sobre o desenvolvimento infantil, com ênfase na psicomotricidade relacional que se trata de uma prática que busca trabalhar questões afetivas emocionais e relacionais de crianças, cujo foco é desenvolver a relação da criança consigo, com o outro e com o mundo. Como objetivo geral apresenta a maneira como a psicomotricidade relacional pode contribuir para o desenvolvimento infantil. Para atender a esse objetivo procura-se destacar a importância da psicomotricidade no desenvolvimento infantil; ademais busca-se apresentar conceitos fundamentais da psicomotricidade e da psicomotricidade relacional, bem como analisar os desafios da abordagem relacional na educação infantil. Aponta-se a contribuição para a promoção de um desenvolvimento mais completo e saudável das crianças, desde que haja uma formação adequada dos profissionais envolvidos e um trabalho integrado com outras áreas da saúde e educação. Pesquisadores como ROSSI (2012), PIAGET (1959), WALLON (1995), LE BOULCH (1984), entre outros, são explorados para fornecer uma análise dos estudos mais relevantes na área. Conclui-se que a psicomotricidade relacional se apresenta como uma abordagem promissora para a promoção do desenvolvimento infantil, tendo em vista sua ênfase na relação entre a criança e o meio, bem como a abordagem integral que propõe.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY