A PSICOMOTRICIDADE E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL: EM DESTAQUE A PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL

Autores

  • Carmem Júlia Silvério de Andrade Universidade Newton Paiva
  • Claudia dos Anjos Braga Centro Universitário Newton Paiva
  • Jéssica Gomes Ferreira Centro Universitário Newton Paiva
  • Valeria Ribeiro Centro Universitário Newton Paiva
  • Gleides Ander Nonato Centro Universitário Newton Paiva

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10237

Palavras-chave:

Psicomotricidade. Desenvolvimento infantil. Psicomotricidade relacional. Educação infantil. Integração profissional.

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica a respeito da psicomotricidade e sobre o desenvolvimento infantil, com ênfase na psicomotricidade relacional que se trata de uma prática que busca trabalhar questões afetivas emocionais e relacionais de crianças, cujo foco é desenvolver a relação da criança consigo, com o outro e com o mundo. Como objetivo geral apresenta a maneira como a psicomotricidade relacional pode contribuir para o desenvolvimento infantil. Para atender a esse objetivo procura-se destacar a importância da psicomotricidade no desenvolvimento infantil; ademais busca-se apresentar conceitos fundamentais da psicomotricidade e da psicomotricidade relacional, bem como analisar os desafios da abordagem relacional na educação infantil. Aponta-se a contribuição para a promoção de um desenvolvimento mais completo e saudável das crianças, desde que haja uma formação adequada dos profissionais envolvidos e um trabalho integrado com outras áreas da saúde e educação. Pesquisadores como ROSSI (2012), PIAGET (1959), WALLON (1995), LE BOULCH (1984), entre outros, são explorados para fornecer uma análise dos estudos mais relevantes na área. Conclui-se que a psicomotricidade relacional se apresenta como uma abordagem promissora para a promoção do desenvolvimento infantil, tendo em vista sua ênfase na relação entre a criança e o meio, bem como a abordagem integral que propõe.

 

 

Biografia do Autor

Carmem Júlia Silvério de Andrade, Universidade Newton Paiva

Aluna de graduação do curso de Pedagogia do Centro Universitário Newton Paiva. 

Claudia dos Anjos Braga, Centro Universitário Newton Paiva

Aluna de graduação do curso de Pedagogia do Centro Universitário Newton Paiva. 

Jéssica Gomes Ferreira, Centro Universitário Newton Paiva

Aluna de graduação do curso de Pedagogia do Centro Universitário Newton Paiva. 

Valeria Ribeiro, Centro Universitário Newton Paiva

Aluna de graduação do curso de Pedagogia do Centro Universitário Newton Paiva. 

Gleides Ander Nonato, Centro Universitário Newton Paiva

Orientadora temática TCC e professora dos cursos de Letras e Pedagogia do Centro Universitário Newton Paiva. Mestre, letróloga, pedagoga e historiadora. 

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Andrade, C. J. S. de, Braga, C. dos A., Ferreira, J. G., Ribeiro, V., & Nonato, G. A. (2023). A PSICOMOTRICIDADE E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL: EM DESTAQUE A PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 1153–1170. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10237