NÍVEL MOTOR DE ESTUDANTES EM UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DO MUNÍCIPIO DE PICOS-PI
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.944Palavras-chave:
Habilidades Motoras. Rendimento Escolar. Psicomotricidade. Elementos da Aprendizagem Motora.Resumo
O estudo objetivou caracterizar o desenvolvimento motor de escolares entre 04 a 07 anos, mediante a aplicação de testes educativos em uma escola pública municipal na cidade de Picos-PI. Trata-se de um estudo descritivo, desenvolvido na U. E. Helvídio Nunes de Barros, no povoado de Fátima do Piauí, com 60 crianças, de acordo com o critério de inclusão. Os escolares realizaram testes psicomotores, de acordo com a EDM de Rosa Neto (2015), de modo a estimularem o seu desenvolvimento motor através das atividades recreativas, por meio da estimulação da motricidade fina e global, o equilíbrio, o esquema corporal, a organização espacial e temporal e a lateralidade. Após os testes, observou-se que a maioria dos escolares se encontra dentro da normalidade, tendo o elemento psicomotor da organização espacial com a maior porcentagem de desempenho entre os avaliados, enquanto a motricidade fina apresentou-se com menor percentual de desempenho. Nesse sentido, o brincar está escasso na vida das crianças, percebendo-se pela ausência de um ambiente favorável à prática, logo foi proporcionado às mesmas um momento prazeroso com os testes psicomotores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY