A EFICÁCIA DA TERAPIA POR CONTENSÃO INDUZIDA NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL – REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Wanna Wévilla Saraiva Oliveira Rodrigues UNINTA
  • Germana Greicy de Vasconcelos UNINTA
  • Benedito Viana Rodrigues UNINTA
  • Diogenes José Gusmão Coutinho Christian Business School
  • Francisca Maria Aleudinelia Monte Cunha UNINTA
  • Francisco Marcelo Alves Braga Filho UNINTA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17266

Palavras-chave:

Terapia por Contensão Induzida. Paralisia Cerebral. Desenvolvimento Motor.

Resumo

A Paralisia Cerebral (PC) é também conhecida como encefalopatia crônica, sendo uma condição caracterizada por alterações definitivas e não progressivas no sistema nervoso central (SNC), levando a deficiência no controle motor e na estabilidade postural. É a principal causa de déficts durante a infância, com uma ocorrência aproximada de dois casos para cada mil nascimentos em países desenvolvidos (SOUZA JDS, 2023; FERRAZ PCS). Esta pesquisa aborda a eficácia da Terapia por Contensão Induzida (TCI) e a importância da aplicabilidade em crianças com Paralisia Cerebral (PC), com foco em sua influência no desenvolvimento motor e funcional. Este estudo teve como objetivo descrever a análise da eficácia da TCI no desenvolvimento motor de crianças com PC através de uma revisão integrativa da literatura, de caráter exploratório e abordagem qualitativa. A metodologia consistiu na busca e análise de estudos publicados nos últimos seis anos em bases de dados científicas como Physiotherapy Evidence Database (PEDro), National Library of Medicine (MEDLINE/PubMed) e Scientific Electronic Library Online (SciELO), PEDro, MEDLINE/PubMed e SciELO. O estudo foi desenvolvido seguindo os propósitos da Prática Baseada em Evidências (PBE) através de apanhado sobre o assunto na literatura científica. Procedeu-se a análise detalhada dos sete estudos utilizados como base para a elaboração deste trabalho. Foram identificados estudos de diferentes tipos, incluindo revisão sistemática, ensaio randomizado, revisão sistemática e meta-análise, ensaio controlado não randomizado e ensaio clínico randomizado controlado simples-cego, onde buscou-se descrever, investigar e avaliar o protocolo em crianças com PC. Nos resultados do estudo apontam que a TCI, especialmente quando associada a estratégias baseadas nas AVD’s, apresenta-se como uma intervenção relevante e com potencial para beneficiar crianças com hemiplegia, promovendo não apenas melhorias funcionais, mas também uma abordagem que considera aspectos sociais e emocionais que são essenciais para inclusão e bem-estar das crianças e suas famílias. O papel do fisioterapeuta foi ressaltado como importante, sendo este profissional responsável por adaptar o protocolo às necessidades individuais das crianças, garantir a adesão à intervenção e melhorar os resultados. A pesquisa também reforça a importância de estratégias multidisciplinares e da participação ativa da família no processo terapêutico, evidenciando que o sucesso da TCI está associado à integração de fatores clínicos, sociais e emocionais. Este estudo contribui para a literatura ao consolidar a eficácia da TCI como uma abordagem inovadora e essencial no manejo de crianças com PC, fornecendo subsídios para a prática clínica e direcionando futuras investigações sobre intervenções baseadas em evidências.

Downloads

Biografia do Autor

Wanna Wévilla Saraiva Oliveira Rodrigues, UNINTA

Centro Universitário Inta – UNINTA.

Germana Greicy de Vasconcelos, UNINTA

Mestre em Ciências Médico-Cirúrgica-UFC Fortaleza.Professora do Centro Universitário Inta – Uninta. 

Benedito Viana Rodrigues, UNINTA

Uninta.Especialista.

Diogenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor na Christian Business School.

Francisca Maria Aleudinelia Monte Cunha, UNINTA

Pós-Doutora em Saúde Coletiva. Professora do Centro Universitário Uninta. Avenida Margarida Moura, 1614 Betânia Sobral -Ceará. 

Francisco Marcelo Alves Braga Filho, UNINTA

Mestre pela Must University e Doutorando pela Christian Business School. Professor do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário INTA – UNINTA.

 

Downloads

Publicado

2024-12-04

Como Citar

Rodrigues, W. W. S. O., Vasconcelos, G. G. de, Rodrigues, B. V., Coutinho, D. J. G., Cunha, F. M. A. M., & Braga Filho, F. M. A. (2024). A EFICÁCIA DA TERAPIA POR CONTENSÃO INDUZIDA NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL – REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 858–872. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17266