A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Girlane Paula Domingos Universidade Federal de Mato Grosso.
  • Leda Elaine Silveira Hortêncio Mesquita Faculdades Impactos Brasil
  • Maria Zildineth Sergio Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia.
  • Patrícia Abigail Borges Amorim Universidade Federal de Mato Grosso
  • Tânia Rosa Machado Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia.

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1423

Palavras-chave:

Educação Infantil. Literatura Infantil Livros. Leitura.

Resumo

Este Artigo tem como objetivo mostrar a importância da leitura na educação infantil e os incentivos que os educadores devem propor às crianças desde os primeiros anos de vida no ambiente escolar para promover a formação de futuros leitores cidadãos. Na educação infantil, as crianças precisam estimular sua imaginação, linguagem e fantasia por meio de livros. A leitura é inspirada pela criatividade e imaginação e os professores que usam livros infantis proporcionam às crianças o desenvolvimento em todos os aspectos: emocional, social, sensorial, cognitivo e crítico. Eles usam gestos, expressões e entonações para capturar todos os dias para construir conhecimentos diversos.

Biografia do Autor

Girlane Paula Domingos, Universidade Federal de Mato Grosso.

Graduada em Pedagogia pela UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso - Especialista em Alfabetização e Letramento pela UNIC- Universidade de Cuiabá.

Leda Elaine Silveira Hortêncio Mesquita, Faculdades Impactos Brasil

Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Ariquemes, Graduada em Letras com ênfase em Português/Inglês pelo UNIVAG – Centro Universitário, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pela FACIB – Faculdades Impactos Brasil e Especialista em Alfabetização e Letramento pela FACIB Faculdades Impactos Brasil.

Maria Zildineth Sergio, Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia.

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia, Graduada em Biologia pela UNIC – Universidade de Cuiabá, Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais pela Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia.

Patrícia Abigail Borges Amorim, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduada em Pedagogia pela Faculdade IDEAL, Graduada em Biologia pelo UNIVAG – Centro Universitário, Especialista em Mídias Digitais para a Educação pela UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso.

Tânia Rosa Machado, Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia.

Graduada em Pedagogia pela UFMT Universidade Federal de Mato Grosso, Graduada em Letras com ênfase em Libras pela UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso, Especialista em Educação Infantil pela Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia.

Downloads

Publicado

30/06/2021

Como Citar

Domingos, G. P., Mesquita, L. E. S. H. ., Sergio, M. Z. ., Amorim, P. A. B., & Machado, T. R. . (2021). A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(6), 669–680. https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1423

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)