A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Girlane Paula Domingos Universidade Federal de Mato Grosso.
  • Leda Elaine Silveira Hortêncio Mesquita Faculdades Impactos Brasil
  • Maria Zildineth Sergio Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia.
  • Patrícia Abigail Borges Amorim Universidade Federal de Mato Grosso
  • Tânia Rosa Machado Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia.

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1423

Palavras-chave:

Educação Infantil. Literatura Infantil Livros. Leitura.

Resumo

Este Artigo tem como objetivo mostrar a importância da leitura na educação infantil e os incentivos que os educadores devem propor às crianças desde os primeiros anos de vida no ambiente escolar para promover a formação de futuros leitores cidadãos. Na educação infantil, as crianças precisam estimular sua imaginação, linguagem e fantasia por meio de livros. A leitura é inspirada pela criatividade e imaginação e os professores que usam livros infantis proporcionam às crianças o desenvolvimento em todos os aspectos: emocional, social, sensorial, cognitivo e crítico. Eles usam gestos, expressões e entonações para capturar todos os dias para construir conhecimentos diversos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Girlane Paula Domingos, Universidade Federal de Mato Grosso.

Graduada em Pedagogia pela UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso - Especialista em Alfabetização e Letramento pela UNIC- Universidade de Cuiabá.

Leda Elaine Silveira Hortêncio Mesquita, Faculdades Impactos Brasil

Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Ariquemes, Graduada em Letras com ênfase em Português/Inglês pelo UNIVAG – Centro Universitário, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pela FACIB – Faculdades Impactos Brasil e Especialista em Alfabetização e Letramento pela FACIB Faculdades Impactos Brasil.

Maria Zildineth Sergio, Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia.

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia, Graduada em Biologia pela UNIC – Universidade de Cuiabá, Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais pela Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia.

Patrícia Abigail Borges Amorim, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduada em Pedagogia pela Faculdade IDEAL, Graduada em Biologia pelo UNIVAG – Centro Universitário, Especialista em Mídias Digitais para a Educação pela UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso.

Tânia Rosa Machado, Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia.

Graduada em Pedagogia pela UFMT Universidade Federal de Mato Grosso, Graduada em Letras com ênfase em Libras pela UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso, Especialista em Educação Infantil pela Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

Domingos, G. P., Mesquita, L. E. S. H. ., Sergio, M. Z. ., Amorim, P. A. B., & Machado, T. R. . (2021). A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(6), 669–680. https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1423