DESENVOLVIMENTO MOTOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DA LUDICIDADE

Autores

  • Evanildes Chiminacio Delvalle Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia
  • Leda Elaine Silveira Hortêncio Mesquita Faculdades Impactos Brasil
  • Maria Aparecida dos Santos Oliveira Faculdade de Cuiabá
  • Patrícia Abigail Borges Amorim Universidade Federal de Mato Grosso
  • Tânia Rosa Machado Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1507

Palavras-chave:

Futsal. Iniciação Esportiva. Ludicidade.

Resumo

O presente estudo busca discutir sobre o desenvolvimento motor na educação infantil, apresentando como vertente e objetivo a ludicidade. Na Metodologia, foram utilizadas pesquisas bibliográficas conforme Lakatos & Marconi (2008), além de fonte de buscas virtuais como Scielo, Revistas Eletrônicas, além do Google Acadêmico. As aulas devem levar atrair os alunos, fazendo com que eles tenham gosto e o costume pela prática de alguma modalidade de exercício para o corpo. É através dos jogos lúdicos que os alunos aprendem e conhecem os fundamentos e as regras do esporte. Introduzindo a ludicidade se permite à criança desenvolver aspectos cognitivos, emocionais, sociais que promovem uma vivência diferenciada do seu cotidiano, aumentando suas experiências motoras. Através do recurso lúdico, é possível esse despertar no processo de aprendizagem e considerou-se esta uma etapa importante na obtenção de habilidades motoras para o desenvolvimento físico futuro em crianças.

Biografia do Autor

Evanildes Chiminacio Delvalle , Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia

Graduada em Letras pelo UNIVAG – Centro Universitário, Graduado em Pedagogia pela ICC - Faculdades Integradas Mato-grossense de Ciências Sociais e Humanas, Especialista em Psicopedagogia pelo Instituto Educar, Educação infantil e Séries Iniciais pela Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia.

Leda Elaine Silveira Hortêncio Mesquita, Faculdades Impactos Brasil

Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Ariquemes, Graduada em Letras com ênfase em Português/Inglês pelo UNIVAG – Centro Universitário, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pela FACIB – Faculdades Impactos Brasil e Especialista em Alfabetização e Letramento pela FACIB Faculdades Impactos Brasil.

Maria Aparecida dos Santos Oliveira, Faculdade de Cuiabá

Graduada em Pedagogia pela UNICID – Universidade de São Paulo, Especialista em Educação Infantil pela FAUC – Faculdade de Cuiabá.

Patrícia Abigail Borges Amorim, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduada em Pedagogia pela Faculdade IDEAL, graduada em Biologia pelo UNIVAG – Centro Universitário, especialista em Mídias Digitais para a Educação pela UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso.

Tânia Rosa Machado, Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia

Graduada em Pedagogia pela UFMT Universidade Federal de Mato Grosso, Graduada em Letras com ênfase em Libras pela UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso, especialista em Educação Infantil pela Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia.

Downloads

Publicado

13/07/2021

Como Citar

Delvalle , . E. C. ., Mesquita, L. E. S. H. ., Oliveira, M. A. dos S. ., Amorim, P. A. B. ., & Machado, T. R. . (2021). DESENVOLVIMENTO MOTOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DA LUDICIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(6), 1265–1277. https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1507

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)