O PAPEL DO REGIME DE FREQUÊNCIA ARTICULADO NO ENSINO DA MÚSICA PORTUGUÊS DESDE 2008. O CASO DO CONSERVATÓRIO DO VALE DO SOUSA

Autores

  • António José Pacheco Ribeiro Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8432

Palavras-chave:

Ensino Artístico Especializado de Música. Orientação Vocacional. Regime de Frequência Articulado. Conservatório do Vale do Sousa.

Resumo

Este artigo mostra a evolução do regime articulado no Conservatório do Vale do Sousa. Partindo de um estudo desenvolvido em 2008, decidiu-se avaliar a perspetiva da comunidade educativa, hoje, no mesmo Conservatório, no sentido de compreender as alterações ocorridas no ensino da música e regime de frequência. O objetivo do estudo foi identificar os motivos pelos quais as famílias procuram o ensino da música em regime articulado. Os inquéritos por questionário aplicados evidenciam que o ensino da música em regime articulado, nesta escola, continua a desempenhar várias funções, sendo que a dupla função vocacional/genérica ocupa um papel determinante. Os pais e encarregados de educação preocupam-se com a formação geral dos seus educandos mais do que com o propósito vocacional.

Biografia do Autor

António José Pacheco Ribeiro, Universidade do Minho

Licenciado em Ensino de Música pela Universidade de Évora e Mestre em Estudos da Criança – Especialização em Educação Musical pela Universidade do Minho. Realizou a parte letiva do Curso de Mestrado em Etnomusicologia na Universidade de Aveiro. Doutorou-se na Especialidade de Educação Musical, em Estudos da Criança, na Universidade do Minho. O seu interesse de pesquisa centra-se no ensino artístico especializado da música em Portugal, e na etnomusicologia e música tradicional, áreas em que tem desenvolvido diversos projetos de interação com a sociedade. Leciona no Conservatório do Vale do Sousa, Lousada, e no Instituto de Educação da Universidade do Minho. É membro integrado do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). 

Downloads

Publicado

2023-02-28

Como Citar

Ribeiro, A. J. P. . (2023). O PAPEL DO REGIME DE FREQUÊNCIA ARTICULADO NO ENSINO DA MÚSICA PORTUGUÊS DESDE 2008. O CASO DO CONSERVATÓRIO DO VALE DO SOUSA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(2), 1–15. https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8432