A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Andreia Ribeiro da Costa Faculdades Integradas de Várzea Grande - FIAVEC
  • Ivone Jacinto dos Reis Faculdades do Vale do Juruena
  • Maria Eligia Guia de Arruda Faculdades Integradas de Cuiabá – FIC
  • Silviane Márcia Curado Universidade de São Paulo- UNICID
  • Tatiana Augusta de Paula Santos Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia
  • Tatiane Souza Araújo Faculdade UNINA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7641

Palavras-chave:

Educação Infantil. Espaço Físico. Cuidado. Qualidade.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a importância de um espaço bem-organizado e adequado para o atendimento de crianças de 0 a 5 anos. O espaço em que ocorre a atividade educativa tem um significado fundamental, pois pode ser caracterizado como fator facilitador ou limitador. Um espaço confortável, limpo, iluminado, bem cuidado e funcional, adequado à faixa etária atendida, permite o desenvolvimento de atividades mais eficazes e eficientes. Para abordar esse tema, foi desenvolvido um estudo bibliográfico sobre a organização espacial na Educação Infantil.

Biografia do Autor

Andreia Ribeiro da Costa, Faculdades Integradas de Várzea Grande - FIAVEC

Graduada em Pedagogia: Habilitação em Magistério dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e em Supervisão Escolar pelo Centro Universitário – UNIRONDON, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande - FIAVEC. 

Ivone Jacinto dos Reis, Faculdades do Vale do Juruena

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Afirmativo, Especialista em Educação Especial, Especialista em Educação Infantil pelas Faculdades do Vale do Juruena.

Maria Eligia Guia de Arruda, Faculdades Integradas de Cuiabá – FIC

Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, Especialista em Educação Infantil com Ênfase em Educação Especial pelas Faculdades Integradas de Cuiabá – FIC. 

Silviane Márcia Curado, Universidade de São Paulo- UNICID

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Várzea Grande - UNIVAG, Especialista em Educação Infantil pela UNICID – Universidade de São Paulo.

Tatiana Augusta de Paula Santos, Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Tangará da Serra – UniSerra, Especialista em Educação Infantil pela Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia.

Tatiane Souza Araújo, Faculdade UNINA

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá – UNIC, Especialista em Educação à Distância com Ênfase na Formação de Tutores pela Faculdade UNINA.

Downloads

Publicado

2022-11-22

Como Citar

Costa, A. R. da, Reis, I. J. dos, Arruda, M. E. G. de, Curado, S. M., Santos, T. A. de P., & Araújo, T. S. (2022). A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(10), 4555–4563. https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7641