REVISITANDO O ENSINO DA MATEMÁTICA: NOVAS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Janaína Vilas Boas Universidade de Cuiabá
  • Joana Alves Pereira Lima Instituto Cuiabano de Educação (ICE) em Cuiabá
  • Marcilia Silva de Lima Rios Faculdade do Instituto Panamericano
  • Marta Alves Pereira Soares Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro
  • Oneide Sebastiana Ribeiro de Souza Arruda Universidade Federal de Mato Grosso
  • Rosinei Pereira da Silva Universidade Federal de Mato Grosso
  • Tânia de Carvalho Pereira Faculdades Integradas São Camilo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4699

Palavras-chave:

Matemática. Aprendizagem significativa. Cotidiano. Jogos.

Resumo

 O artigo em evidência, trata- se de uma reflexão acerca do ensino da Matemática, visando um estudo comparativo referente ao percurso dessa disciplina nas escolas ao longo dos anos, com o intuito de conhecer a forma como foi ministrada e fazer uma comparação referente ao modo de como o trabalho dessa área do conhecimento está sendo realizado atualmente com os alunos. Através de uma revisão bibliográfica, buscamos conhecer a trajetória da Matemática nas escolas até os dias atuais, e sugerir uma das melhores propostas para auxiliar os alunos a construir os conhecimentos matemáticos, para que esses sejam realmente assimilados pelos alunos de forma significativa e duradoura. Ao final descrevemos algumas propostas que podem auxiliar o professor a desenvolver o seu trabalho juntamente com os alunos, para que dessa forma a Matemática seja percebida por eles como uma disciplina indissociável de suas atividades diárias.

Biografia do Autor

Janaína Vilas Boas, Universidade de Cuiabá

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá (UNIC) 

Joana Alves Pereira Lima, Instituto Cuiabano de Educação (ICE) em Cuiabá

Especialista em Psicopedagogia pelo Instituto Cuiabano de Educação (ICE) em Cuiabá - MT, graduada em Pedagogia pelo UNIVAG- Centro Universitário de Várzea Grande e formada pelo curso do Magistério. E-mail: joanazil38@gmail.com. 

Marcilia Silva de Lima Rios, Faculdade do Instituto Panamericano

Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental de 09 anos pela Faculdade do Instituto Panamericano (FACIPAN) e graduada em Pedagogia pela Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia. 

Marta Alves Pereira Soares, Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro

Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro, graduada em Licenciatura Plena em Geografia pelo UNIVAG- Centro Universitário de Várzea Grande e formada pelo curso do Magistério. 

Oneide Sebastiana Ribeiro de Souza Arruda, Universidade Federal de Mato Grosso

Especialista em Educação Infantil pela Faculdade de Ciências Administrativas e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso -UFMT. 

Rosinei Pereira da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Especialista em Psicopedagogia e graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso -UFMT. 

Tânia de Carvalho Pereira, Faculdades Integradas São Camilo

Especialista em Educação Infantil e Coordenação Pedagógica pela UFMT, em Didática Geral pela Universidade de Educação de Assis e em Lato Sensu em Saúde Pública pela Faculdades Integradas São Camilo e graduada em licenciatura Plena em Pedagogia pela UFMT. 

Downloads

Publicado

31/03/2022

Como Citar

Boas, J. V. ., Lima, J. A. P. ., Rios, M. S. de L. ., Soares, M. A. P. ., Arruda, O. S. R. de S. ., Silva, R. P. da ., & Pereira, T. de C. . (2022). REVISITANDO O ENSINO DA MATEMÁTICA: NOVAS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 1277–1288. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4699