LEITURA LITERÁRIA E COMPREENSÃO DE TEXTOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18254Palavras-chave:
Leitura Literária. Compreensão textual. Letramento Literário.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas de leitura literária nos planejamentos da disciplina de Língua Portuguesa em duas escolas públicas de Cruzeiro do Sul, Acre e suas implicações para a compreensão textual. A leitura literária nos anos iniciais do ensino fundamental é essencial para o desenvolvimento da compreensão textual, do pensamento crítico e do letramento literário. No entanto, a forma como a literatura é abordada em sala de aula nem sempre favorece uma leitura significativa. Muitas vezes, os textos literários são utilizados apenas como suporte para atividades gramaticais, sem explorar seu potencial interpretativo e formativo. A pesquisa, de abordagem qualitativa, realizou uma análise documental dos planos de ensino e sequências didáticas do 5º ano do ensino fundamental, buscando compreender como os textos literários são trabalhados e quais estratégias são utilizadas para promover a compreensão leitora dos alunos. Os resultados indicam que, embora a literatura esteja presente nos planejamentos escolares, sua abordagem varia significativamente entre as instituições analisadas. Enquanto uma das escolas adota práticas que favorecem a interpretação crítica e a autonomia leitora, colaborando com o desenvolvimento da compreensão textual, a outra restringe a leitura literária a um viés não crítico, limitando sua função educativa. Desse modo, reforça-se a necessidade de estratégias pedagógicas que promovam um ensino da literatura mais aprofundado, garantindo o desenvolvimento de leitores críticos e reflexivos.
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