O ENSINO DE LITERATURA: NOVAS PERSPECTIVAS DE APRENDIZAGEM PARA LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10457Palavras-chave:
Ensino. Literatura. Leitura. Texto. Aprendizagem. Estratégias. Educação.Resumo
O presente artigo traz uma abordagem acerca do desenvolvimento do ensino de literatura no Ensino Médio, o qual não é colocado como um componente curricular de visibilidade em relação a outros componentes. É comum encontrar estudantes que não demonstram interesse por leituras e conhecimentos de fatos que envolvem épocas passadas, fatos que estão atrelados ao ensino de literatura, que fazem menção a outras áreas de conhecimento como religião, história, filosofia, arte, etc. Todo estudante necessita absorver conhecimento para se manter informado com conceitos que vão ser essenciais para a sua trajetória escolar. Todo conteúdo agrega conhecimento, e dessa forma o estudante aprende a fazer reflexões e desenvolve o senso crítico. O ensino de literatura não é muito apreciado pelo estudante, pois é preciso realizar leituras de textos e obras literárias de épocas passada e que não é interessante para ele. Também é preciso conhecer alguns autores que se destacaram em épocas passadas e atuais. O professor busca meios e estratégias para que o ensino de literatura seja visto como indispensável para a vida do estudante, já que é pouco o interesse em estudar a literatura. Para o ensino de literatura dar resultado satisfatório é preciso que se realizem mudanças nas estratégias realizadas durante as aulas. É comum encontrar em livros didáticos textos que são utilizados como pretexto para trabalhar a leitura, pois as atividades não inspiram interesse dos alunos. A leitura para ser interessante deve estar voltada para a realidade dos alunos, temas que envolvam a atualidade, que os façam refletir, e assim percebam a importância de ter conhecimento sobre determinados assuntos. Conforme as novas perspectivas para o ensino médio, o ensino de literatura continua atrelado ao ensino de língua portuguesa, porém é preciso dar condições aos estudantes para que eles sintam vontade de realizar leituras, pois o conceito de literatura enraizado há anos deve ser modificado para que os estudantes não vejam mais o ato de ler como algo ruim, perda de tempo, chato, dar sono etc. Assim a formação de leitores será eficaz com senso crítico elevado e consciente de seu papel na sociedade.
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