O ENSINO DE LITERATURA: NOVAS PERSPECTIVAS DE APRENDIZAGEM PARA LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS NO ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Marilurdes Menezes de Lima Universidade Del Norte no Paraguai
  • Diógenes José Gusmão Coutinho Universidade Federal Rural de Pernambuco- UFRPE.

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10457

Palabras clave:

Ensino. Literatura. Leitura. Texto. Aprendizagem. Estratégias. Educação.

Resumen

O presente artigo traz uma abordagem acerca do desenvolvimento do ensino de literatura no Ensino Médio, o qual não é colocado como um componente curricular de visibilidade em relação a outros componentes. É comum encontrar estudantes que não demonstram interesse por leituras e conhecimentos de fatos que envolvem épocas passadas, fatos que estão atrelados ao ensino de literatura, que fazem menção a outras áreas de conhecimento como religião, história, filosofia, arte, etc. Todo estudante necessita absorver conhecimento para se manter informado com conceitos que vão ser essenciais para a sua trajetória escolar. Todo conteúdo agrega conhecimento, e dessa forma o estudante aprende a fazer reflexões e desenvolve o senso crítico. O ensino de literatura não é muito apreciado pelo estudante, pois é preciso realizar leituras de textos e obras literárias de épocas passada e que não é interessante para ele. Também é preciso conhecer alguns autores que se destacaram em épocas passadas e atuais. O professor busca meios e estratégias para que o ensino de literatura seja visto como indispensável para a vida do estudante, já que é pouco o interesse em estudar a literatura. Para o ensino de literatura dar resultado satisfatório é preciso que se realizem mudanças nas estratégias realizadas durante as aulas.  É comum encontrar em livros didáticos textos que são utilizados como pretexto para trabalhar a leitura, pois as atividades não inspiram interesse dos alunos. A leitura para ser interessante deve estar voltada para a realidade dos alunos, temas que envolvam a atualidade, que os façam refletir, e assim percebam a importância de ter conhecimento sobre determinados assuntos. Conforme as novas perspectivas para o ensino médio, o ensino de literatura continua atrelado ao ensino de língua portuguesa, porém é preciso dar condições aos estudantes para que eles sintam vontade de realizar leituras, pois o conceito de literatura enraizado há anos deve ser modificado para que os estudantes não vejam mais o ato de ler como algo ruim, perda de tempo, chato, dar sono etc. Assim a formação de leitores será eficaz com senso crítico elevado e consciente de seu papel na sociedade.

Biografía del autor/a

Marilurdes Menezes de Lima, Universidade Del Norte no Paraguai

Mestre em Educação pela UniNorte Universidade Del Norte no Paraguai (Py), professora de Língua Portuguesa da Escola EREM, Escola Estadual Benigno Pessoa de Araújo, da Escola Técnica Pernambucana, do Colégio Ágape na rede Privada, na cidade de Goiana do estado de Pernambuco, participante do VII CONEDU – OLINE – VII Congresso Nacional de Educação. 

Diógenes José Gusmão Coutinho, Universidade Federal Rural de Pernambuco- UFRPE.

Doutor em Biologia pela UFPE, professor da CBS e professor Doutor da UFRPE. 

Publicado

2023-07-31

Cómo citar

Lima, M. M. de, & Coutinho, D. J. G. (2023). O ENSINO DE LITERATURA: NOVAS PERSPECTIVAS DE APRENDIZAGEM PARA LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS NO ENSINO MÉDIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(7), 91–108. https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10457