INCENTIVO A LEITURA NAS SALAS DE AULA: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Iracy Marinho Barros Faculdade Centro Universitário Luterno de Palmas
  • Patricia da Cruz Dias FAFIBE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15696

Palavras-chave:

Novas Tecnologias. Língua Inglesa. Recurso Pedagógico.

Resumo

Este artigo buscou discutir e evidenciar incentivo à leitura nas aulas de língua portuguesa e literatura. Com o objetivo de melhorar a capacidade discursiva dos alunos focando a prática da leitura como ferramenta que pode garantir a aquisição de todo e qualquer conhecimento, independente da área. Os conteúdos, as metodologias, as estratégias de ensino-aprendizagem, a avaliação do ensino é indispensável nas entidades educacionais em função de uma mudança na dificuldade de leitura e produção textual pelo aluno. Com isso utilizar-se de uma pratica pedagógica   coerente   e   de   aprimoramento   das   capacidades   sócio   cognitivas   não   totalmente desenvolvida. A metodologia partiu de uma revisão bibliográfica de natureza qualitativo-descritiva foi realizada através da utilização das bases de dados Scielo e Google Acadêmico para busca dos artigos relacionados ao estudo.   Visando   alcançar   os   objetivos   propostos   neste   trabalho   e   responder a problemática inicial utilizou-se como fonte de pesquisa e embasamento autores que já discorreram sobre o assunto. Como hipóteses e apontamentos para resolução da problemática inicial discorreu-se sobre as   questões   norteadoras   do   trabalho, no   tocante   incentivo   à   leitura   nas   aulas   de   língua portuguesa e literatura, tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio.

Biografia do Autor

Iracy Marinho Barros, Faculdade Centro Universitário Luterno de Palmas

Licenciatura em Pedagogia/Professora da Rede Estadual do Tocantins Faculdade Centro Universitário Luterno de Palmas.

Patricia da Cruz Dias, FAFIBE

Licenciatura Plena em Geografia e Licenciatura em Pedagogia/ Professora da Rede Estadual de Ensino do Estado do Tocantins. Universidade Federal do Tocantins/Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Boa Esperança (FAFIBE). 

Downloads

Publicado

2024-09-30

Como Citar

Barros, I. M., & Dias, P. da C. (2024). INCENTIVO A LEITURA NAS SALAS DE AULA: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(9), 3866–3876. https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15696