PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Pedro Pereira Cortes Filho Universidade Federal do Tocantins
  • Daniel Barbosa dos Santos Universidade Federal do Tocantins
  • Patrícia da Cruz Dias Faculdade de Patrocínio

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.1964

Palavras-chave:

Plano Nacional de Educação. Tecnologia. Juventude(s) e Ensino médio.

Resumo

O presente artigo visa analisar o Plano Nacional de Educação (PNE) na perspectiva das metas que relacionam o uso das tecnologias na educação. Tendo em vista que as tecnologias de informação e comunicação estão cada vez mais presentes na sociedade atual, a educação não pode estar excluída desse processo. Assim, faz-se necessário que as estratégias de conhecimento utilizadas pelas escolas considerem o uso das tecnologias contempladas tanto no PNE quanto no Plano Estadual de Educação do Tocantins (PEE/TO). Dessa maneira, com um olhar para as juventudes e tendo como público os alunos do ensino médio, buscou-se verificar se as metas propostas no PNE em relação às tecnologias na educação, no Tocantins, estão sendo cumpridas, estão em andamento ou estão na perspectiva de cumprimento.

Biografia do Autor

Pedro Pereira Cortes Filho, Universidade Federal do Tocantins

Mestrado Profissional em Educação pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2020/cursando). Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS (2001). Especialização em Metodologias Inovadoras Aplicadas à Educação na área específica de Matemática, Ciências e suas Tecnologias pela FACINTER de Curitiba-PR (2006). Especialização em Avaliação Escolar em Matemática pela Fundação CESGRANRIO/RJ (2009). Professor de Matemática efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (2019 aos dias atuais). ID Lattes: 2902971521026851.E-mail: pedro.cortes@mail.uft.edu.br.

Daniel Barbosa dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Mestrado Profissional em Educação-UTF (mestrando 2020). Possui graduação em Serviço Social pela FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS -UNITINS (2012). Pós -Graduado Gestão Serviço Social e Políticas Públicas pela Faculdade ITOP (2014), Pós-Graduado em Economia Solidária (UFT) (2016), experiência na área da Educação, Serviço Social, com ênfase em políticas Sociais, Políticas públicas, com acúmulo de experiências nos seguintes temas: Educação, Educação, do campo, Questão Agraria, Meio Ambiente, Economia Solidária, Cooperativismos, Agricultura Familiar, Profº do Curso de Graduação em Serviço Social na UNIP e Faculdade ITOP (atualmente). E-mail: barbosa.daniel@mail.uft.edu.br

Patrícia da Cruz Dias, Faculdade de Patrocínio

Professora de Geografia da Rede Estadual de Ensino do Tocantins. Formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins. Formada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras De Boa Esperança. Especialização em Ensino de Geografia pela Faculdade de Patrocínio. ID lattes: 6164536931600471. E-mail: patriciadacruzdias@hotmail.com.

Downloads

Publicado

31/08/2021

Como Citar

Cortes Filho, P. P. ., Santos, D. B. dos ., & Dias, P. da C. . (2021). PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO MÉDIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(8), 38–50. https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.1964