PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA CURRICULAR DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: O MUNICÍPIO DE PALMAS - TO EM EVIDÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8317Palavras-chave:
Currículo da Educação do Campo no Tocantins. Currículo da Educação do Campo do município de Palmas. Conferências Municipais de Educação.Resumo
O presente artigo, apresenta a educação do campo como uma modalidade de ensino, onde busca o processo de construção do currículo das escolas do campo que ofertam o ensino fundamental no município de Palmas -TO, bem como, os mecanismos que sustentam uma educação diferenciada pensada a partir do currículo. Desse modo, nos remete a saber se o currículo está adequado para o atendimento das especificidades da educação do campo? No conteúdo do artigo são identificados os apostes legais, tais como as Leis, Decretos, e resoluções publicadas pelo município e Secretaria Municipal de Educação-SEMED, que respalda o processo de construção e as concepções orientadoras das diretrizes e metas da política curricular para o ensino fundamental do campo no sistema municipal de educação. Verifica - se também nas leis, decretos e resoluções publicada pela secretaria estadual de educação - SEDUC, que trata dos documentos concernentes a educação para área rural. Nesse aspecto, as conferências apontam a demanda que através dos debates realizados, envolvendo poder público, sociedade civil e os movimentos sociais do campo, propõe a construção do currículo escolar que atenda as necessidades de uma educação que vai ao encontro da realidade da população campesina.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY