PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA CURRICULAR DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: O MUNICÍPIO DE PALMAS - TO EM EVIDÊNCIA

Autores

  • Daniel Barbosa dos Santos Universidade Federal do Tocantins- UFT
  • Juciley Silva Evangelista Freire Universidade Federal do Tocantins- UFT

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8317

Palavras-chave:

Currículo da Educação do Campo no Tocantins. Currículo da Educação do Campo do município de Palmas. Conferências Municipais de Educação.

Resumo

O presente artigo, apresenta a educação do campo como uma modalidade de ensino, onde busca o processo de construção do currículo das escolas do campo que ofertam o ensino fundamental no município de Palmas -TO, bem como, os mecanismos que sustentam uma educação diferenciada pensada a partir do currículo. Desse modo, nos remete a saber se o currículo está adequado para o atendimento das especificidades da educação do campo? No conteúdo do artigo são identificados os apostes legais, tais como as Leis, Decretos, e resoluções publicadas pelo município e Secretaria Municipal de Educação-SEMED, que respalda o processo de construção e as concepções orientadoras das diretrizes e metas da política curricular para o ensino fundamental do campo no sistema municipal de educação. Verifica - se também nas leis, decretos e resoluções publicada pela secretaria estadual de educação - SEDUC, que trata dos documentos concernentes a educação para área rural. Nesse aspecto, as conferências apontam a demanda que através dos debates realizados, envolvendo poder público, sociedade civil e os movimentos sociais do campo, propõe a construção do currículo escolar que atenda as necessidades de uma educação que vai ao encontro da realidade da população campesina.

Biografia do Autor

Daniel Barbosa dos Santos, Universidade Federal do Tocantins- UFT

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional PPPGE -UFT- Palmas-TO. https://orcid.org/0000-0002-8664-985Xl. 

Juciley Silva Evangelista Freire, Universidade Federal do Tocantins- UFT

Doutora em Educação pela (UFG). Professora adjunta da Universidade Federal do Tocantins. Professora do Mestrado Profissional em Educação PPPGE/UFT. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Desigualdade Social e Políticas Públicas (NEPED). Atua como pesquisadora no Programa Educação, Pobreza e Desigualdade Social da UFT/MEC/Secadi - Trajetórias Escolares. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores nos seguintes temas: Políticas e Gestão da Educação; Organização do Trabalho Pedagógico; Educação e Trabalho; Educação, Pobreza e Desigualdade Social; Currículo. https://orcid.org/0000-0002-5963-8709.

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Publicado

2023-01-31

Como Citar

Santos, D. B. dos ., & Freire, J. S. E. . (2023). PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA CURRICULAR DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: O MUNICÍPIO DE PALMAS - TO EM EVIDÊNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(1), 878–897. https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8317